Data, formato e times: o que se sabe sobre o novo Mundial de Clubes da Fifa
O Mundial de Clubes da Fifa terá um novo formato a partir de 2025. Ontem, a entidade máxima do futebol anunciou a distribuição das vagas para os 32 clubes participantes.
O torneio está previsto para acontecer entre junho e julho de 2025. A expectativa é que funcione como um teste para a Copa do Mundo de 2026, disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. Até o momento, a Fifa não oficializou a sede da competição de clubes.
Distribuição das vagas
- Uefa (Europa): 12
- Conmebol (América do Sul): seis
- AFC (Ásia): quatro
- CAF (África): quatro
- Concacaf (América do Norte/Central): quatro
- OFC (Oceania): uma
- País-sede: uma
Cada confederação terá autonomia para definir os critérios de distribuição de vagas. Até o momento, a Conmebol não detalhou como será a distribuição entre os times sul-americanos. Pelo formato atual, o campeão da Copa Libertadores se classifica para o Mundial de Clubes.
Formato do Mundial
A competição está programada para ocorrer a cada quatro anos. Segundo o presidente Gianni Infantino, o Mundial de Clubes "será como uma Copa do Mundo".
Sei que o que decidimos é que haverá o Mundial de 32 times, a ser disputado de quatro em quatro anos. Será disputado no verão, no período que antes era da Copa de Confederações. Será um pouco mais longo. Mas terá os melhores times do mundo. Haverá detalhes a serem decididos por stakeholders (entidades e clubes)". Gianni Infantino, presidente da Fifa, em dezembro do ano passado.
Caso a Fifa siga ao pé da letra, os clubes serão distribuídos em oito grupos, com quatro clubes cada. A entidade, porém, ainda não destrinchou o formato da competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.