Topo

Grêmio

Empresa que levou Suárez ao Grêmio comanda clube e mira gaúchos e uruguaios

Luis Suárez é destaque do Grêmio na atual temporada - JORGE GUERINO LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO
Luis Suárez é destaque do Grêmio na atual temporada Imagem: JORGE GUERINO LANSARIN/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/02/2023 04h00

A contratação de Luis Suárez pelo Grêmio é um dos maiores movimentos do mercado brasileiro na atual temporada. A chegada do uruguaio parecia impensável inicialmente, mas se deu com um trabalho envolvendo agentes estrangeiros e uma empresa gaúcha que investe alto no interior do Estado.

A ML3 Football, que quer ser a porta de entrada para os uruguaios, gerencia um clube histórico na fronteira e dá prioridade a atletas do interior gaúcho.

Uma das maiores contratações do futebol gaúcho

Luis Suárez assinou por dois anos com o Grêmio. Sua chegada se deu em parceria com investidores, que ajudam a suportar o custo elevado do atleta.

A empresa gaúcha tratava com a direção gremista sobre a contratação do volante Carballo quando o nome de Suárez passou a ser discutido.

Depois de cair a negociação entre o 'Pistolero' e o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, os agentes buscaram contato com o representante internacional da carreira do jogador e mantiveram trocas de mensagens e conversas até a conclusão do trâmite.

Luis Fernando Martins (e) e Manoel Severo (d), empresários que levaram Suárez ao Grêmio - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

"O nome surgiu numa conversa com o Brum [Antonio, diretor de futebol], antes mesmo da eleição. Nosso parceiro que trabalha com o Carballo foi quem intermediou a ida do Suárez para o Atlético de Madri, então tratamos com eles. Ele é um cara bem reservado, tudo que viu aqui, casa, carro, tudo foi feito pela equipe dele, de familiares, exatamente por isso", Manoel Severo, empresário de futebol

"Por se tratar de um jogador de nível mundial, era inimaginável no começo, tanto para nós quanto para o futebol brasileiro. O Grêmio retornava da Série B, e concretizar isso foi muito importante. É algo que avaliamos como um dos maiores negócios da história do futebol gaúcho, e para nós uma grande satisfação fazer parte do processo", Luís Fernando Martins, empresário de futeobol

Gerência de clube histórico

A ML3 ainda gerencia a escola de futebol e as categorias de base do 14 de Julho, da cidade de Sant'Ana do Livramento, na fronteira com o Uruguai.

É o segundo clube mais antigo do Rio Grande do Sul e terceiro mais antigo do país. Em 2022, o clube completou 120 anos.

Atualmente a equipe disputa apenas competições amadoras, mas busca retornar aos torneios da FGF e o futebol profissional em breve.

"Somos da cidade, somos santanenses, torcedores do clube. Sempre tivemos o desejo de tocar um projeto na nossa cidade. Por ter essa ligação com a fronteira, focamos no Uruguai e o projeto do 14 é reflexo disso. É o clube da nossa cidade, íamos ao estádio quando crianças, nos dá relação com o futebol uruguaio e brasileiro", Luis Fernando Martins, empresário de futebol.

Prioridade ao interior gaúcho

A agência dá prioridade a atletas nascidos e formados do interior gaúcho. Lucas Moura (Alavés-ESP), Fabrício (Levante-ESP), Denílson (Cruzeiro), Thiago Rosa (Avaí) e Nicolas (Figueirense) são alguns exemplos do trabalho realizado.

"Por sermos do interior, sempre convivemos com as disputas da Terceirona, da Divisão de Acesso, acompanhando clubes e jogadores. Vimos que no interior gaúcho tem jogadores de grande potencial. Usamos como exemplo o Ronald Araújo, que se formou na fronteira com Uruguai e hoje é destaque no Barcelona", Luis Fernando Martins, empresário de futebol.

"Quando iniciamos, há 10 anos, estava no nosso planejamento estratégico valorizar o jogador do interior gaúcho porque acreditamos nos jogadores do interior. Hoje podemos dizer que somos referência no futebol gaúcho de base e vamos seguir olhando para isso, para o interior", Manoel Severo, empresário de futebol.

Grêmio