Corinthians vive sua pior sequência em dérbis dos últimos 50 anos
O empate por 2 a 2 no clássico de ontem com o Palmeiras fez o Corinthians atingir uma marca negativa histórica.
O time venceu só um dos últimos 12 dérbis: neste período de três anos, foram cinco empates e seis derrotas.
É a pior sequência de resultados no dérbi desde os Anos 1970, quando o Corinthians também só ganhou um de 12 jogos contra o maior rival. Foram seis empates e cinco derrotas naquela sequência, de 1973 até 75, durante o tabu de títulos do Alvinegro.
Os 12 jogos:
A sequência atual começou nas finais do Paulistão de 2020: foram dois empates, e o Corinthians perdeu o título nos pênaltis. Naquele ano o Palmeiras venceu os dois dérbis do Brasileirão, incluindo uma goleada por 4 a 0.
Em 2021 o Corinthians foi eliminado do Estadual em um dérbi, na semifinal, mas conseguiu dar o troco em noite inspirada de Róger Guedes, pelo Brasileirão. No ano passado foram três derrotas sofridas por um time com problemas crônicos em clássicos. E ontem, mais um tropeço.
Sequências parecidas:
O Corinthians já viveu cenário semelhante outras três vezes, com uma vitória em 11 jogos contra o Palmeiras. Foi assim durante 1997 e 99, na Era Parmalat, e também entre 2005 e 2009, entre o rebaixamento e a Série B que o time jogou — em ambas as ocasiões com uma vitória, quatro empates e seis derrotas. Nos Anos 1960 foi ainda pior: oito derrotas em 11 jogos (15% de aproveitamento).
O clube já sofreu 12 derrotas em 15 dérbis seguidos na virada dos Anos 20 para os Anos 30. Foi o pior desempenho corintiano na história do clássico (nem 10% de aproveitamento).
A melhor fase foi recentemente, da Era Ronaldo até o hexa brasileiro. Foram 17 jogos seguidos com 62,7% de aproveitamento: oito vitórias, oito empates e só uma derrota entre 2009 e 2015.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.