Topo

Santos

Rebaixamento? Classificação? Confira os cenários do Santos no Paulistão

Marcos Leonardo, atacante do Santos, durante a partida contra o Santo André, pelo Paulistão 2023 - Abner Dourado/AGIF
Marcos Leonardo, atacante do Santos, durante a partida contra o Santo André, pelo Paulistão 2023 Imagem: Abner Dourado/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

17/02/2023 12h00

O Santos se manteve na lanterna do Grupo A após o empate com o Santo André e vive situação delicada no Campeonato Paulista. Faltando três jogos para o fim da fase de grupos, o Peixe vê a ameaça de cair no Estadual pela primeira vez em sua história, embora também possua chances de avançar ao mata-mata.

São 9 pontos em disputa e o Santos ainda tem dois jogos na Vila Belmiro. O UOL separou os possíveis cenários para a equipe comandada por Odair Hellmann. Confira abaixo:

Luta contra a queda

O Alvinegro praiano possui 10 pontos e tem a quinta pior colocação geral no Paulistão. A equipe está à frente somente de Ferroviária (5), Ituano (6), Portuguesa (6) e São Bento (9) e empatada com Inter de Limeira e Guarani — mas leva a pior no número de vitórias, primeiro critério de desempate.

Para se salvar da degola, o Santos precisa evitar ser um dos dois clubes com as piores campanhas no torneio — mesmo que fique em último da sua chave.

Portanto, a disputa neste momento é diretamente com Ituano e Portuguesa, que estão a quatro pontos de distância, além da Ferroviária, a cinco. Sem precisar contar com tropeços dos adversários, o Peixe se garante na elite do Estadual se vencer duas partidas, já que não poderia ser ultrapassado por eles na tabela.

Coincidentemente, o Peixe enfrenta a Lusa no domingo em duelo que pode livrar o time da degola a depender dos resultados de Ituano e Ferroviária na rodada.

Sonho de chegar no mata-mata

Já para avançar às quartas de final, o que importa é a classificação da chave A. Então, a disputa é contra Inter de Limeira (10), Bragantino (14) e Botafogo (14).

A distância para a zona de classificação é de quatro pontos e o Santos precisa contar com uma combinação de resultados para ter chances de terminar pelo menos em segundo no grupo. O Peixe necessita de ao menos duas vitórias e depende também de tropeços de seus adversários, pois na primeira fase os confrontos são apenas contra times das outras chaves.

Os comandados por Odair Hellmann ainda possuem a desvantagem de estar com duas vitórias a menos que Botafogo e Bragantino, que possuem quatro triunfos cada. Sendo assim, de nada adiantaria o Santos apenas empatar na pontuação, sem igualar as vitórias, pois assim ficaria atrás no critério de desempate principal.

Adversários do Santos

  • (19/02) Portuguesa, em casa
  • (26/02) Corinthians, em casa
  • (05/03) Ituano, fora

Adversários da Inter de Limeira

  • (18/02) Água Santa, em casa
  • (25/02) Guarani, em casa
  • (05/03) Ferroviária, fora

Adversários do Bragantino

  • (22/02) Palmeiras, fora
  • (25/02) Ituano, em casa
  • (05/02) São Bento, fora

Adversários do Botafogo-SP

  • (19/02) São Bernardo, fora
  • (25/02) Água Santa, fora
  • (05/03) São Paulo, em casa
Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o próximo jogo do Botafogo-SP é contra o São Bernardo. O erro já foi corrigido.

Santos