Topo

Vasco

Vascaíno é atingido por bala de borracha e acusa PM de omissão de socorro

Torcedor do Vasco atingido por bala de borracha - Arquivo pessoal
Torcedor do Vasco atingido por bala de borracha Imagem: Arquivo pessoal

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/02/2023 15h04Atualizada em 18/02/2023 14h08

Um torcedor do Vasco diz ter sido atingido por uma bala de borracha disparada por policiais militares após o clássico entre o time cruz-maltino e Botafogo, que foi realizado ontem (16), no Maracanã, pelo Campeonato Carioca.

O episódio aconteceu pouco após a partida, no cruzamento entre as ruas Isidro de Figueiredo e Eurico Rabelo. Ele recebeu três pontos na orelha esquerda e teve outros ferimentos leves na região e na cabeça.

Segundo M.A., ele havia deixado o Maracanã ainda nos minutos finais do duelo, acompanhado da namorada, e se encaminhava para a rua Santa Luísa, na Tijuca.

Havíamos saído no fim do jogo justamente para fugir de possíveis tumultos, por se tratar de um clássico. Estávamos próximos ao Maracanã, andando tranquilamente. Quando estávamos atravessando a rua, um carro de polícia entrou na Isidro de Figueiredo atirando e só ouvimos os ambulantes gritando para abaixar. Não deu nem tempo. Quando pisei na calçada, ouvi o estrondo e caí no chão. Coloquei a mão na orelha e já estava toda ensanguentada

O torcedor diz que a namorada falou com os policiais. Segundo ele, os agentes o viram no chão, disseram que a bala de borracha havia pego apenas de raspão e deixaram o local sem prestar socorro.

Foram os ambulantes que estavam perto e viram tudo que me ajudaram. Ele me deram água e auxiliaram a achar o hospital mais próximo

O vascaíno pegou um táxi e foi para um hospital particular localizado na Rua São Francisco Xavier, na Tijuca. Ele disse que registraria um boletim de ocorrência ainda hoje (17).

Ao UOL, a Polícia Militar do Rio de Janeiro enviou uma nota oficial afirmando que "equipes realizavam patrulhamento pela Rua Izidro de Figueiredo quando avistaram um tumulto entre integrantes de uma torcida organizada do Clube de Regatas Vasco da Gama"

Veja nota da PM na íntegra:

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, de acordo com o comando do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), na quinta-feira (16/02), equipes realizavam patrulhamento pela Rua Izidro de Figueiredo quando avistaram um tumulto entre integrantes de uma torcida organizada do Clube de Regatas Vasco da Gama. A fim de acabar com a confusão, os policiais usaram tecnologia de menor potencial ofensivo. Cessado o tumulto, o policiamento foi intensificado na região, não havendo prisões na referida ocorrência.

Cabe ressaltar que, para formalização de denúncias, a Ouvidoria da SEPM está à disposição dos cidadãos pelo telefone (21) 2334-6045 ou e-mail ouvidoria_controladoria@pmerj.rj.gov.br., e nossa Corregedoria Geral da SEPM pode ser contactada através do telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo site https://www.cintpm.rj.gov.br/. O anonimato é garantido".

Vasco