Topo

Derrota para o lanterna amplia crise do Chelsea depois de janela bilionária

Enzo Fernández durante Chelsea x Southampton pelo Campeonato Inglês, neste sábado - Craig Mercer/MB Media/Getty Images
Enzo Fernández durante Chelsea x Southampton pelo Campeonato Inglês, neste sábado Imagem: Craig Mercer/MB Media/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/02/2023 14h44

O Chelsea foi derrotado em casa neste sábado (18), por 1 a 0, pelo Southampton, que é o lanterna do Campeonato Inglês. O jogo valeu pela 24ª rodada e deixou o time do brasileiro Thiago Silva estacionado na décima posição da tabela.

O resultado negativo amplia a crise do Chelsea, que venceu só um de seus dez últimos jogos. Neste período foram cinco derrotas (Southampton, Borussia Dortmund, Fulham e Manchester City, duas vezes) e quatro empates (West Ham, Fulham, Liverpool e Nottiingham Forest), além da vitória contra o Crystal Palace em 15 de janeiro.

Reforços não resolvem má fase do time

A crise de resultados fez o Chelsea ser eliminado da Copa da Inglaterra e sair em desvantagem nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. Isso sem contar a distância de dez pontos para a zona de classificação da próxima Champions League via Campeonato Inglês.

Tudo isso acontece no momento em que o Chelsea tenta adaptar ao elenco reforços caros contratados recentemente. O clube investiu 425,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 2,3 bilhões) em contratações na primeira temporada depois de ser adquirido pelo empresário norte-americano Todd Boehly.

Tem até brasileiro na lista de contratações recentes do Chelsea, que é o volante Andrey. Sem permissão de trabalho, ele deve ser emprestado ao Palmeiras nos próximos dias. Além dele, o clube londrino também contratou nomes como Wesley Fofana, Mudryk, Cucurella, Sterling, Badiashile, Koulibaly, Aubameyang e João Félix, além do grande investimento no argentino Enzo Fernández.

Próximos desafios contra a crise

O próximo jogo do Chelsea está agendado para o próximo domingo (26), fora de casa, contra o Tottenham, que é quinto colocado da tabela de classificação. Na semana seguinte recebe o Leeds em Stamford Bridge em busca da recuperação.

Já na Liga dos Campeões, o jogo de volta das oitavas de final contra o Borussia Dortmund acontece só em 7 de março, às 17h (de Brasília), em Londres. O time do técnico Graham Potter perdeu na Alemanha por 1 a 0.