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Nem camisa, nem chuteira: Por que o Grêmio rejeita a cor rosa

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, usa camisa rosa em coletiva - Lucas Uebel/Gremio FBPA
Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, usa camisa rosa em coletiva Imagem: Lucas Uebel/Gremio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/02/2023 04h00

O Grêmio vetou o uso do novo modelo de chuteiras rosa da Adidas. Os atletas do clube foram proibidos de utilizar o calçado por decisão institucional.

Não foi a primeira vez que o Tricolor se recusou a utilizar materiais rosas. No ano passado, o clube preferiu não atuar pela primeira vez em sua história com uma camisa neste tom, alusiva ao mês de combate e prevenção do câncer de mama.

Por que vetaram a chuteira?

O Grêmio alega que o tom de rosa do material esportivo, na transmissão de televisão, remete ao vermelho, cor do tradicional rival, o Inter.

Segundo o clube, o representante da Adidas estaria forçando jogadores em fim de contrato a usarem a chuteira. A empresa alegou que não houve rompimento de contrato pelo descumprimento do acordo para utilização das calçados.

Até mesmo Luiz Suárez precisou mudar sua chuteira. No caso dele, o calçado era produzido pela Puma e tinha coloração laranja, que também remeteu ao vermelho em fotos e vídeos. O 'Pistolero' atendeu o pedido e atualmente calça um modelo azul.

Por que vetaram a camisa?

No ano passado, a camisa alusiva ao Outubro Rosa não foi utilizada em jogos e causou polêmica. Conselheiros defenderam internamente que o estatuto do clube prevê respeito às cores tradicionais do uniforme: azul, branco e preto.

Além disso, o rosa foi citado em reunião como uma 'derivação do vermelho', cor proibida pela rivalidade. A direção, no entanto, conseguiu uma autorização especial para utilização, mas preferiu não levar a equipe de rosa ao campo, evitando assim uma polêmica ainda maior no âmbito interno.

A camisa rosa foi utilizada para aquecimento e entrada em campo dos jogadores, que tiraram a peça após o protocolo inicial. E pelo técnico Renato Gaúcho em sua entrevista coletiva após a partida contra o CSA pela Série B de 2022.

Prática comum

Não usar as cores do rival em hipótese alguma é prática comum e antiga na dupla Gre-Nal. A Coca-Cola, por exemplo, vende produtos com seu rótulo em preto ou azul na Arena do Grêmio. O Banrisul (patrocinador master da dupla), cujo logotipo é azul, mudou para vermelho no Beira-Rio.

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