Apesar de vitória, Santos ainda pode ficar fora da Copa do Brasil 2024?
O Santos pode ficar fora da Copa do Brasil em 2024? A mudança no regulamento da CBF, somada ao desempenho ruim do Santos no Campeonato Paulista, traz essa preocupação ao torcedor.
O Santos tem três possibilidades de assegurar a participação na competição nacional: ficar entre os cinco primeiros no Paulistão, se classificar para a Libertadores ou vencer a Copa Paulista.
No Estadual, o Peixe precisa transformar a vitória de ontem, diante da Portuguesa, em uma grande reação. O time de Odair Hellmann é o terceiro colocado do Grupo A, com 13 pontos, e precisa de bons resultados contra Corinthians e Ituano para ficar entre os dois primeiros e avançar. O líder Botafogo-SP tem 14 pontos, mesma pontuação do Red Bull Bragantino. A Inter de Limeira tem 10.
Para se classificar à Libertadores de 2024 e assegurar também a vaga na Copa do Brasil, o Santos precisaria melhorar o desempenho no Campeonato Brasileiro. Os seis primeiros ganham vaga no torneio continental, além do campeão da atual edição da Copa do Brasil.
Por fim, o Peixe tem a opção de disputar a Copa Paulista, campeonato onde o campeão vai para a Copa do Brasil. O Santos não disputa esse torneio desde 2021, quando utilizou o time B e foi eliminado na primeira fase.
O que mudou no regulamento?
A CBF não adota mais o ranking nacional de clubes como parâmetro para as vagas na Copa do Brasil. O ranking atual é o das federações.
Federações mais bem colocadas, São Paulo e Rio de Janeiro terão direito a seis vagas via competições locais; Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná a cinco; Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão, a três. Os demais estados terão dois classificados.
Na edição de 2023 da Copa do Brasil, 10 equipes conseguiram suas vagas via ranking nacional de clubes: Santos, América-MG, Bahia, Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta. Empatados no ranking, Guarani e Criciúma participaram de um sorteio e o Criciúma ficou com a vaga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.