Topo

Santos

Por que Odair não poupará Santos na Copa do Brasil pensando no Corinthians

Odair Hellmann, técnico do Santos, em jogo contra o Palmeiras pelo Paulistão - Marcello Zambrana/AGIF
Odair Hellmann, técnico do Santos, em jogo contra o Palmeiras pelo Paulistão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

20/02/2023 04h00

O Santos não vai poupar jogadores no duelo contra o Ceilândia, pela primeira fase da Copa do Brasil. O técnico Odair Hellmann pretende usar força máxima no jogo de quinta-feira (23), mesmo com a partida contra o Corinthians à vista. O clássico será já no próximo domingo (26), em jogo importante pelo Paulistão.

Odair tem alguns motivos para isso. E o contexto vai além das cotas relevantes de avanço que a CBF repassa a cada fase da Copa do Brasil. Clubes da Série A, como o Santos, recebem R$ 1,4 milhão por participar da primeira fase da Copa do Brasil. Se passar pelo Ceilândia, o Peixe embolsará mais R$ 1,7 milhão.

O técnico do Santos usa como referência o jeito com que disputou o torneio em 2018, quando estava no Internacional. À época, Odair ainda iniciava o trabalho como técnico colorado, em um ano de formatação de um time praticamente do zero. O técnico enxerga naquele Inter um paralelo com o Santos atual, já que o trabalho no time paulista está no início.

"Só não vai jogar quem tiver machucado ou por opção técnica, de estratégia de jogo ou alguma composição tática. Vamos com o que tiver de melhor. Quanto mais pudermos gerar entrosamento, a gente vai gerar", avisou o treinador.

Odair citou ontem (19), depois da goleada sobre a Portuguesa, que há dois jogos estreou dois nomes no time titular: o zagueiro Joaquim e o meia Lucas Lima. O técnico lembrou ainda que as mudanças recentes no Paulistão foram por desfalques. Ele quer evitar troca-troca na equipe para evitar insegurança no estágio atual.

"Isso requer um tempo de entrosamento, de liga, de movimento para saber onde vai, como faz sem bola e com bola. Estamos construindo dentro de uma competição, o que não é o ideal. Tentando consolidar para que ganhe corpo", acrescentou.

Voltando ao exemplo do Inter, Odair só passou a poupar jogadores no ano seguinte, em 2019. Foram nove partidas do Brasileirão usando time completamente alternativo.

"Aí, já tinha um ano de trabalho".

O foco no Corinthians é importante porque o Santos hoje está fora da zona de classificação às quartas de final do Paulistão. Faltam duas rodadas na fase de grupos e o time está em terceiro, um ponto atrás do líder Botafogo-SP. A situação já esteve pior, mas a rodada do fim de semana ajudou e a diferença de pontos caiu.

Na Copa do Brasil, o jogo de quinta-feira contra o Ceilândia será no estádio Serejão, no Distrito Federal, às 20h.

Santos