Topo

Paulista - 2023

São Bernardo surpreende após virar clube-empresa e superar morte de técnico

Vitinho comemora gol contra o Corinthians; Bernô é sensação do Campeonato Paulista - RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Vitinho comemora gol contra o Corinthians; Bernô é sensação do Campeonato Paulista Imagem: RONALDO BARRETO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Classificação e Jogos

O São Bernardo é a sensação do Campeonato Paulista. O Bernô tem a segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Palmeiras.

Entre os jogos de destaque, o clube-empresa venceu o Corinthians e empatou com o Santos. Os 20 pontos conquistados em nove jogos encaminharam o Bernô nas quartas de final do estadual.

Ascensão meteórica

O São Bernardo foi fundado em 2004 e ganhou novo ânimo em 2019, quando houve a aquisição do Grupo Magnum. O time é uma Sociedade Anônima Limitada (Ltda).

O São Bernardo tem o empresário Lucas Andrino como CEO. Ele é um dos proprietários do clube e toma as principais decisões. O time hoje tem a situação financeira estável.

Durante esse processo de reestruturação, o Bernô precisou superar uma grande perda. O técnico Marcelo Veiga morreu em 2020 vítima da covid-19. O luto abalou o clube, que precisou manter o planejamento até para honrar Veiga, que havia aceitado o projeto a longo prazo.

Com o treinador Ricardo Catalá, o São Bernardo foi campeão da Copa Paulista e da Série A-2, voltando à elite do futebol paulista. O técnico Márcio Zanardi, ex-base de Corinthians e Santos, assumiu a equipe em 2021, na campanha de título da Copa Paulista, e subiu para a Série C do Campeonato Brasileiro.

O Bernô pretende migrar da Ltda para Sociedade Anônima do Futebol (SAF) por conta de privilégio tributário e tem como meta chegar à Serie B até 2025. O clube também disputará a Copa do Brasil deste ano.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado em uma versão anterior do texto, o técnico Márcio Zanardi não assumiu o São Bernardo em 2022, e sim em 2021, participando da conquista da Copa Paulista. O texto foi corrigido.