Topo

Fla x Del Valle teve último título de Jesus com torcida e goleada histórica

Gabigol e Jorge Jesus comemoram título do Flamengo na Recopa de 2020 - Marcelo Cortes / Flamengo
Gabigol e Jorge Jesus comemoram título do Flamengo na Recopa de 2020 Imagem: Marcelo Cortes / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/02/2023 12h00Atualizada em 21/02/2023 12h12

O Flamengo tenta recuperar a confiança do torcedor e ganhar o primeiro título do ano na Recopa Sul-Americana, a partir desta terça-feira. O rival é bem conhecido, o Independiente Del Valle, contra quem o Rubro-Negro já foi campeão e viveu momentos intensos em 2020.

O primeiro encontro entre as equipes foi exatamente na decisão da Recopa de 2020. No primeiro jogo, empate por 2 a 2 no Equador. No segundo, vitória do Fla por 3 a 0 no Maracanã.

O jogo marcou o último título de Jorge Jesus pelo Flamengo com torcida no estádio. O Flamengo ainda conquistou o Carioca antes da saída do português, mas não havia público por causa da pandemia.

Aquele foi também o primeiro título internacional do Fla no Maracanã.

A escalação do jogo de ida tinha quase todos os jogadores que fizeram história no ano anterior, exceto por Gabigol. O time era: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Gustavo Henrique e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Diego, Everton Ribeiro, Arrascaeta; Bruno Henrique.

Dois jogadores se lesionaram naquela partida. No lance que resultou no empate, Bruno Henrique ficou 16 dias fora e perdeu o jogo de volta. Rodrigo Caio também sentiu.

Gabigol foi desfalque pois estava suspenso, assim como Léo Pereira.

Na volta, Léo Pereira entrou no lugar de Rodrigo Caio e Gabigol voltou ao time na vaga de Diego.

Depois da vitória, Jorge Jesus completou a galeria de títulos pelo Flamengo com Brasileirão, Libertadores, Supercopa e Recopa. Ele finalizou com o Carioca antes de sair.

Goleada histórica

Sete meses depois, o Flamengo foi amassado pelo Del Valle e goleado por 5 a 0 em Quito.

Foi a pior derrota da história do Rubro-Negro na Libertadores. O catalão Domènec Torrent tinha pouco menos de dois meses no cargo.

Naquele momento era esperado que o treinador colocasse pela primeira vez um time próximo do ideal. Ele teve César; Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Diego, Willian Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol.

Entre os reservas, Matheuzinho, Thiago Maia, Bruno Henrique, lesionado, e Pedro continuam no elenco. Exceto pelo lateral, os outros três foram utilizados ao longo do jogo.

Domenec ainda resistiu até novembro no cargo. No Maracanã, duas semanas depois, o Flamengo teve grande atuação. Bruno Henrique, duas vezes, Pedro e Lincoln marcaram os gols do 4 a 0.

O treinador engatou uma sequência de vitórias, mas novas goleadas sofridas, desta vez para Atlético-MG e São Paulo, acabaram com a passagem dele no Ninho do Urubu.

O Flamengo tenta nesta Recopa vencer pela primeira vez o Independiente Del Valle no Equador. São duas partidas, com uma derrota e um empate.