Lucas Lima dá assistência, Santos bate Ceilândia e avança na Copa do Brasil
O Santos venceu hoje (23) o Ceilândia por 1 a 0, no Serejão, em Brasília (DF), e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil de 2023. O Peixe controlou a partida e criou diversas chances, mas chegou a ter a classificação ameaçada.
O gol da vitória foi marcado pelo zagueiro Joaquim, aos 29 minutos do segundo tempo, com assistência de Lucas Lima. Contratado no início de fevereiro, foi o primeiro tento do defensor de 24 anos pelo clube.
Embora não tivesse o mando da partida, o Peixe contou com torcida única por determinação da Secretaria Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Como grande parte do Serejão está interditada, o laudo técnico permitiu apenas que santistas, que haviam comprado a maioria dos ingressos, marcassem presença no local.
A equipe comandada por Odair Hellmann começou impondo seu ritmo e quase inaugurou o placar nos primeiros minutos, com direito a bola na trave em cobrança de falta de Marcos Leonardo. O trio de ataque santista, orquestrado por Lucas Lima, esteve bastante ativo na partida, principalmente em jogadas de velocidade.
No entanto, o Santos também cedeu oportunidades para o Ceilândia, que só não saiu na frente no primeiro tempo graças a grandes defesas de João Paulo. As principais chances do time da casa saíram em jogadas em que o sistema defensivo santista falhou.
O segundo tempo foi bastante morno, mas contou com o único tento do confronto. As duas equipes baixaram a intensidade após o intervalo e pouco criaram.
O adversário do Santos na próxima fase será o vencedor do duelo entre Iguatu-CE ou América-RN, que será disputado em 2 de março. O Alvinegro praiano vai receber R$ 1,7 milhão por avançar de fase no torneio.
Santos dá sequência ao time ideal
O duelo foi mais um teste para o comandante santista definir o seu 11 inicial. Com exceção de Sandry, que foi operado após levar uma cotovelada no rosto e deu lugar a Rodrigo Fernández, Odair manteve os titulares da goleada sobre a Portuguesa.
O Santos chegou ao seu terceiro jogo de invencibilidade, sem perder desde a reestreia de Lucas Lima. Antes de o camisa 23 voltar a atuar pelo time, o Peixe vivia situação delicada neste início de temporada e agora vem de duas vitórias e um empate.
Lucas Lima, inclusive, chegou à sua terceira assistência. Ele ainda não balançou a rede em sua volta.
Se o setor de criação parece ter encontrado uma solução, o sistema defensivo do Santos oscilou mais uma vez e teve momentos de desatenção no duelo. Apesar disso, a equipe passou ilesa novamente.
Gol e lances importantes
Ângelo perde gol. Aos 5', Mendoza lançou Ângelo nas costas da marcação, o atacante segurou a bola na entrada da área e tabelou com Lucas Lima. O meia achou um passe por cima e deixou o companheiro na cara do gol, mas o camisa 11 chutou por cima
Trave. Aos 11', Marcos Leonardo cobrou uma falta perto da entrada da área, obrigando o goleiro Henrique a se esticar para espalmar. A bola ainda bateu na trave, e saiu para a linha de fundo.
Perigo em dobro. Aos 22', Milla recebeu um cruzamento na direita, perto da pequena área, mas a finalização explodiu em Felipe Jonatan. Na cobrança escanteio, a bola ficou viva na área e João Paulo fez milagre ao defender chute de Gabriel.
João Paulo salva de novo. Em outro escanteio, aos 34', o goleiro santista foi protagonista mais uma vez ao defender com o pé um novo chute à queima-roupa de Gabriel.
1 x 0. Aos 29' do segundo tempo, Lucas Lima cobrou escanteio e Joaquim subiu mais alto que a marcação para cabecear firme e inaugurar o placar.
Colunistas
Era jogo para golear, passar com tranquilidade e ganhar mais confiança para a sequência no Paulistão. Não dá para dizer que o time de Odair Hellmann mereceu tanto assim avançar! E não é que o Ceilândia jogou bem e criou mais chances que o Peixe. Mas a diferença entre as duas equipes é gigantesca e o Alvinegro Praiano tinha como obrigação avançar sem tomar conhecimento do rival", Milton Neves
Ficha técnica
Ceilândia 0 x 1 Santos
Competição: 1ª fase da Copa do Brasil
Local: Estádio Serejão, em Brasília (DF)
Data e hora: 23 de fevereiro de 2023, às 20h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti
Público: 3.484
Renda: R$ 137.050,00
Gol: Joaquim (SAN), aos 29 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Andrey (CEI), Marcos Leonardo (SAN), Maikon Valeriano (CEI) e Euller (CEI)
Ceilândia: Henrique; Julio Oliveira, Euller, João Afonso e Andrey; China, Dogão (Filipe Cirne) e Geovane; Gabriel (Felipe Clemente), Milla e João de Deus (Maikon Valeriano). Técnico: Adelson de Almeida
Santos: João Paulo, João Lucas, Maicon, Joaquim e Felipe Jonatan (Lucas Pires); Rodrigo Fernández, Dodi (Balieiro), Lucas Lima (Lucas Barbosa); Ângelo (Lucas Braga), Marcos Leonardo e Mendoza (Ivonei). Técnico: Odair Hellmann
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.