Topo

'Luisa está aqui': clube adota campanha contra violência sexual em estádio

O Bayer Leverkusen anunciou que adotou à campanha "Luisa está aqui" na BayArena - Christof Koepsel/Getty
O Bayer Leverkusen anunciou que adotou à campanha 'Luisa está aqui' na BayArena Imagem: Christof Koepsel/Getty

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2023 16h33

O Bayer Leverkusen, da Alemanha, anunciou que aderiu à campanha 'Luisa está aqui' para combater a violência sexual em seu estádio, a BayArena. O objetivo da iniciativa é oferecer ajuda imediata, discreta e de fácil acesso às vítimas de assédio, ameaças ou agressões no local.

O protocolo se inicia quando uma pessoa pergunta "Luisa está aqui?" a um funcionário do estádio. Após a abordagem com o código, os membros do estafe do estabelecimento prestarão acolhimento imediato.

Os colaboradores da BayArena foram treinados sobre como agir de acordo com as atividades que desempenham. Além disso, cartazes e flyers também estarão presentes no estádio para conscientizar torcedores sobre a campanha.

Espaço seguro para todos

A violência sexual, principalmente contra mulheres, é recorrente na sociedade e também no meio esportivo. A estratégia do Bayer Leverkusen com a ação, tomada em parceria com representantes da torcida, é reforçar que o estádio do clube seja um ambiente confortável para todos os torcedores.

A campanha 'Luisa está aqui' surgiu na Alemanha em 2016 e passou a ser adotada por diversos pubs e bares de Leverkusen em 2017. Agora, também estará presente no estádio, que tem capacidade para 30 mil torcedores.

Com a implementação, o Bayer 04 se opõe ativamente a qualquer tipo de assédio sexual e oferece ajuda aos afetados", anunciou o clube.