Topo

São Paulo

OPINIÃO

São Paulo virou o clube mais popular? Arnaldo, Mauro Cezar e Juca debatem

Do UOL, em São Paulo

24/02/2023 09h46

O São Paulo tem média de público de 44 mil pessoas neste início de temporada. Levando isso em consideração, Rogério Ceni disse que seu time "é o mais popular do estado ou até do Brasil".

O Posse de Bola analisou a declaração do treinador. Os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Mauro Cezar Pereira e Juca Kfouri debateram sobre o perfil diferente de torcedor que vai ao Morumbi, em decorrência de valores mais baixos nos ingressos em comparação a rivais.

"O perfil do torcedor do São Paulo da época que o Rogério jogava e agora, quando ele treina, é diferente. E enche muito mais o estádio do que na época que ele jogava. Ele não viu isso. Nem o Telê viu, pelo contrário, ele ajudou a popularizar. Tem lá a estátua, mas era outra coisa. Não tinha 40 mil pessoas por jogo, nunca teve", disse Arnaldo Ribeiro.

"Eu questiono por que a diretoria do São Paulo, que tem um profissional de marketing na presidência, não fala isso. Não o Rogério falando, o São Paulo. Da mesma maneira que ele se autointitulou o 'Soberano', num ato de vaidade, de soberba, ele deveria, aí sim em cima de fatos, se colocar como tal. 'Eu sou o clube mais popular de São Paulo'", apontou Mauro Cezar Pereira, ressaltando que popularidade é proporcionar acesso a várias camadas sociais, não o número absoluto de torcedores.

"Enfim o São Paulo abriu espaço para que o seu torcedor de menos renda possa ir. E ele está indo. E está dando essa cara (popular) mesmo, é inegável. De alguma maneira, ou de todas as maneiras, o Morumbi é um estádio que não entrou na gentrificação, não entrou nesta coisa higienizada das arenas", colocou Juca Kfouri.

Palmeiras não é elenco mais talentoso, mas sobra

"Não é o elenco mais vasto, mais talentoso, mas tem uma mecânica de jogo à essa altura tão entrosada que sobra", avaliou Juca Kfouri

Fala de Abel é estratégia para pedir reforços?

"A estratégia passa a ser 'Eu faço mais com menos, e com alguns outros eu faria melhor', passa uma certa indireta para a diretoria. Mas tem também uma constatação que outros clubes em contratações no Brasil", disse Arnaldo Ribeiro.

Influenciadores se alimentam de crise no Flamengo

"A diretoria deveria ter uma posição muito firme em relação a isso para que o técnico, seja ele qual for, possa trabalhar", disse Mauro Cezar Pereira.

Robinho pode cumprir pena no Brasil

"O que a sociedade brasileira espera é que um caso desta gravidade, de estupro, com uma condenação de nove anos, o Robinho cumpra a pena no Brasil", disse Juca Kfouri.

Confira o programa na íntegra

São Paulo