Topo

São Paulo

São Paulo: Ceni diz que São Bernardo 'passou por cima' na imposição física

Do UOL, em Santos (SP)

25/02/2023 22h45

O técnico Rogério Ceni falou sobre a derrota do São Paulo para o São Bernardo por 1 a 0 na noite de hoje (25).

Balanço do jogo. "Apesar da gente controlar o jogo em posse e passe, eles tiveram as melhores oportunidades. Uma que o Alan Franco tira de dentro do gol. Tivemos poucas oportunidades, aquela do Luciano e aquela do Pedrinho. Mostra a qualidade do São Bernardo e o que a gente precisa melhorar".

Nestor e a imposição física. "Falta isso ao Nestor. Essa força física. Hoje, pegamos uma equipe mais forte fisicamente, passou por cima de nós na imposição física. Isso ele vai ter que desenvolver porque os confrontos vão existir dentro de campo".

Lesão de Calleri. "Atrapalhou bastante nosso jogo porque é nossa referência e o jogador que veio para suprir, o Erison, também lesionado. Sentimos falta. Empurramos o Galoppo para fazer essa função, mas sentimos falta de uma referência ali".

Erro no gol. "Eles tiveram muita imposição física e arriscaram bastante na marcação de saída de jogo, mesmo assim a gente tinha uma estratégia. A primeira bola que o Rafael demorou um pouco, ela não pode ser lançada para o Luciano de costas no meio. Isso gerou o escanteio. Essa bola era para o Calleri, longa. Não fizemos a escolha certa da jogada".

Prejuízo com a derrota. "Nos coloca em uma situação de depender de nós para vencer o último jogo e garantir o primeiro lugar do grupo. Mesmo não jogando no Morumbi, jogar ao lado do seu torcedor. É um prejuízo grande a derrota de hoje".

Leia a íntegra da coletiva de Ceni:

Balanço do jogo

O São Bernardo é uma boa equipe, independentemente de valores. Tem jogadores velozes, um bom centroavante que faz parede. O jogo era um jogo mais pelo meio, porque eles jogam com dois no meio, achamos passe entrelinhas, mas não conseguimos dar continuidade. A velocidade é o ponto forte deles, os alas são muito rápidos além dos dois pontas. Apesar da gente controlar o jogo em posse e passe, eles tiveram as melhores oportunidades. Uma que o Alan Franco tira de dentro do gol. Tivemos poucas oportunidades, aquela do Luciano e aquela do Pedrinho. Mostra a qualidade do São Bernardo e o que a gente precisa melhorar.

Nestor

Essa é uma característica da base do São Paulo, com raríssimas exceções. Jogadores sobem e vem com características técnicas, mas sem porte físico ainda prontos. É feito um trabalho de fortalecimento, tem uma equipe para isso. Falta isso ao Nestor. Essa força física. Hoje pegamos uma equipe mais forte fisicamente, passou por cima de nós na imposição física. Isso ele vai ter que desenvolver porque os confrontos vão existir dentro de campo. O Luan eu entendo a torcida, a função que ele faz melhor é a de primeiro volante. O Méndez começou hoje e o Luan entrou para dar uma sustentação melhor. O Talles entrou no lugar do Nestor que tem as mesmas características: talentos, mas sem porte físico tão elevado. Tem que continuar trabalhando, ganhar massa. Não pode se abater pelas vaias. É normal quando você perde jogo de novo, com 50 mil pessoas você não consegue entregar o resultado. Espero até que sirva de lição para gente a maneira como o São Bernardo jogou, espero que a gente consiga competir fisicamente como o São Bernardo e render mais do que rendemos hoje.

Adversários

Bragantino tem características parecidas com o São Bernardo, com menos imposição física. Palmeiras é um time bem acertado que fizemos até um bom jogo. Bragantino nós vencíamos até os 40 minutos do segundo tempo e não conseguimos sustentar a vantagem. São equipes boas, que tem qualidade e são difíceis de serem batidas. O jogo mais equilibrado foi contra o Palmeiras na casa deles. Contra Corinthians e Red Bull tivemos até predominância. Hoje no sentido de controle também, mas as chances claras foram do São Bernardo. Mostra que temos que melhorar, ter mais opções, para no futuro quando nos encontrarmos de novo poder fazer um melhor jogo.

Calleri

Ele pediu para sair no fim do primeiro tempo, falou algo do tornozelo que ele vem tratando há tempos, fazendo fortalecimento. Só com exame amanhã ou segunda para passar uma informação melhor. Atrapalhou bastante nosso jogo porque é nossa referência e o jogador que veio para suprir, o Erison, também lesionado. Sentimos falta. Empurramos o Galoppo para fazer essa função, mas sentimos falta de uma referência ali.

Erros

Bola parada é um mérito. Fizemos seis gols de bola parada e iniciamos com vantagem. Tem os méritos e o São Bernardo é uma equipe boa nisso. Temos que analisar para saber onde poderíamos ter marcado melhor a jogada. E muito erro de passe, principalmente no primeiro tempo. Recuperávamos a bola e cinco segundos depois entregávamos a bola. Muitas perdas de bola logo depois de recuperação. Esses erros levaram a gente não fazer um bom primeiro tempo.

Mais análise

Eles tiveram muita imposição física e arriscaram bastante na marcação de saída de jogo, mesmo assim a gente tinha uma estratégia. A primeira bola que o Rafael demorou um pouco, ela não pode ser lançada para o Luciano de costas no meio. Isso gerou o escanteio. Essa bola era para o Calleri, longa. Não fizemos a escolha certa da jogada. De resto, tem muito passe entrelinhas que entrou com Galoppo, Luciano, Rato, e não conseguimos concluir. Não conseguimos executar depois que ultrapassamos os cinco primeiros homens da linha, não conseguimos enfrentar a última linha. Tivemos algumas bolas, mas nenhuma com sucesso.

Semifinal contra Corinthians

Nos coloca em uma situação de depender de nós para vencer o último jogo e garantir o primeiro lugar do grupo. Mesmo não jogando no Morumbi, jogar ao lado do seu torcedor. É um prejuízo grande a derrota de hoje. Se você for escolher jogar contra o Corinthians, mesmo que não no Morumbi, é jogar ao lado da sua torcida. Vamos aguardar o fim da rodada, mas prejuízo muito grande.

Onde jogar nas quartas

Gostaríamos de jogar aqui, mas os shows estão marcados há muito tempo. O clube tem que fazer o faturamento que precisa para deixar as coisas em dia. Não é o que a gente gostaria em caso de ter vantagem, mas é programado. Não temos um certeza porque tem que acabar a rodada, se acabamos em primeiro e se temos o direito de mando. Claro que gostaria de jogar no Morumbi, pelo gramado, pela presença de público, mesmo não sendo certeza de sucesso. Mas vamos tentar em conjunto com a direção escolher um bom gramado, uma capacidade menor, mas temos que vencer o Botafogo na última rodada para garantir a vantagem.

Allianz?

É uma preparação diferente. Acho que o acordo prevê até um treinamento adaptativo, em caso de acontecer. A Vila Belmiro é um bom gramado. Não sei a condição de Barueri. São os mais próximos. E tem esse acordo que não sei ao certo. Dentro das possibilidades, vamos escolher o melhor gramado possível. Se uma das possibilidades for jogar no Allianz Parque vamos fazer a melhor escolha para todos.

São Paulo