Topo

Carioca - 2023

Técnicos de Botafogo e Flamengo são amigos desde o Porto e vizinhos no Rio

Luis Castro, técnico do Botafogo, e Vítor Pereira, comandante do Flamengo - Colagem de fotos de Vitor Silva / Botafogo e Marcelo Cortes/Flamengo
Luis Castro, técnico do Botafogo, e Vítor Pereira, comandante do Flamengo Imagem: Colagem de fotos de Vitor Silva / Botafogo e Marcelo Cortes/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

25/02/2023 04h00

O clássico entre Botafogo e Flamengo, hoje (25), pelo Campeonato Carioca, no Mané Garrincha, ganhou ares de um amigável encontro até a bola rolar, se é que assim se pode dizer. O duelo começa às 18h (de Brasília).

Os portugueses Luís Castro e Vítor Pereira, técnico do Alvinegro e do Rubro-Negro, respectivamente, são amigos e vizinhos no Rio de Janeiro, mas o atribulado calendário do futebol brasileiro ainda não permitiu uma reunião informal na Cidade Maravilhosa. Assim, o primeiro encontro desde que se tornaram rivais regionais vai acontecer à beira do gramado.

Os dois têm laços desde os tempos em que trabalharam em Portugal e mantêm contatos até hoje. Vítor Pereira, inclusive, recebeu o auxílio de Luís Castro logo após assinar com o Fla.

Eles moram no mesmo condomínio na Barra da Tijuca, que coincidentemente também foi onde Jorge Jesus fixou residência no período em que esteve no Flamengo.

A relação é boa com ele. Vivemos no Porto por muito tempo. Quando eu cheguei, ele não estava, mas eu pedi a entrada dele. Entrou e depois teve o caminho dele, um treinador de sucesso. Espero que seja muito feliz sempre na vida dele. É o que desejamos aos nossos amigos, estejam onde estiverem. Mas se jogar contra mim, quero que perca, não desejo essa felicidade nos meus jogos. Desejo eu ser feliz em cima dele. Mas é um grande treinador, um grande profissional e um grande amigo Luis Castro, ao Charla Podcast

No ano passado, os dois estiveram lado a lado em painel na feira Brasil Futebol Expo, em São Paulo. À época, VP comandava o Corinthians, enquanto Luís Castro já estava no Botafogo.

Vítor Pereira, técnico do Corinthians, fala em painel sobre técnicos estrangeiros na Brasil Futebol Expo - Arthur Sandes/UOL - Arthur Sandes/UOL
Imagem: Arthur Sandes/UOL

Chegada ao Brasil

O desembarque de Luis Castro e Vítor Pereira no Brasil também teve relação, mesmo que indiretamente. Após a saída de Sylvinho, o Corinthians foi ao mercado e olhou para o Velho Continente. Houve conversas com Castro.

O treinador acertou com o Botafogo, já sob comando da SAF. Após vencer a disputa, o anúncio por parte do clube carioca teve ironias. O Timão, então, voltou as forças para Vítor Pereira, e chegou a um acordo com o comandante, que também estava na lista de desejos.

Reencontro

Antes do Brasil, os caminhos de Vítor Pereira e Luís Castro já tinha se cruzado. Na temporada 2004/05, Vítor Pereira foi contratado pelo Sanjoanense justamente para o lugar de Luís Castro. Na época, a equipe jogava a terceira divisão de Portugal.

Três anos depois, VP foi chamado por Luís Castro para treinar o time Sub-15 do Porto. O atual treinador do Botafogo era o coordenador da base. Os dois ficaram juntos por apenas uma temporada, já que Pereira foi trabalhar no time principal do Santa Clara.

O retorno de Vítor Pereira ao Porto aconteceu em 2010 para ser auxiliar de André Villas-Bôas. Ele foi efetivado após o compatriota ir para o Chelsea. Enquanto isso, Luís Castro ficou na base portista, onde chegou em 2006.