Almería vence e Barcelona acende novo alerta na temporada
Entrando em campo ocupando a vice-lanterna, o Almería não se intimidou diante do líder e derrotou o Barcelona por 1 a 0 na tarde de hoje (26), pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol.
A derrota acende um novo alerta na equipe que já foi eliminada da Liga dos Campeões ainda na fase de grupos, e, mais recentemente, da Liga Europa.
- El Bilal Touré marcou o único gol do jogo aos 28' do primeiro tempo.
- O Barcelona agora tem uma vantagem de apenas sete pontos para o vice Real Madrid.
- A última derrota da equipe catalã na La Liga foi para o Real Madrid ainda na 9ª rodada
- Os Rojiblancos deixaram a zona do rebaixamento com a vitória e agora ocupam a 15 posição.
Como foi o jogo
O Barcelona teve muita dificuldade em encaixar os passes, principalmente na zona defensiva, formada em esquema 4-3-3. Sem Pedri, também não conseguiu construir jogadas no meio-campo. Tamanha dificuldade resultou em nenhuma chance de gol criada durante todo o primeiro tempo, por exemplo.
A equipe comandada por Xavi também não soube aproveitar as sobras das jogadas de bola parada. O problema se deu pelo fato do pouco espaçamento entre as linhas de saída ofensiva do esquema montado que isolou Jordi Alba no lado esquerdo e dificultou a recomposição de Frenkie de Jong.
O Almería iniciou a partida recuado, mas passou a gostar do jogo ao longo do tempo. Apostando em vários momentos em uma linha de cinco jogadores no setor defensivo que se movimentava até o meio-campo, dificultou o avanço ofensivo do Barcelona com Lewandowski e Gavi ao ocupar todos os lados.
Os Indálicos passaram a pressionar as saídas de bola dos visitantes até o fim. Com a pressão constante, o Barcelona evitou o trabalho com o toque de bola mesmo com as entradas Marcos Alonso e Ronald Araújo para tabelar a bola e passou a cometer faltas para evitar novos gols.
Lances importantes
O time da casa abriu o placar aos 28' na primeira grande chance do jogo. Touré recebeu lançamento de Suárez e saiu cara a cara com Ter Stegen, para chutar a bola no gol.
Léo Baptistão tentou ampliar dois minutos depois ao se esticar para tocar na bola após cobrança de escanteio. Até conseguiu finalizar, mas sem ângulo, a bola apenas sobrou para Ten Stegen defender e mandar para fora.
Aos 3' do segundo tempo, Lewandowski foi lançado na área e conseguiu tocar na bola, mas ela se perdeu pela linha de fundo.
Aos 18', Ferrán Torres cruzou pela esquerda e Raphinha conseguiu cabecear, mas mais uma vez sem perigo para a defesa dos donos da casa.
O primeiro chute a gol do Barcelona demorou. A equipe só conseguiu chegar na meta de Fernando Martínez aos 35 do segundo tempo com chute de Alarcón.
A última chance do Barcelona foi aos 46' com cruzamento de Christensen O zagueiro cruzou na área para Lewandowski, que cabeceou por cima do travessão.
Lewandowski sumido
Acostumado a decidir, Lewandowski quase não apareceu em campo. Com a bola sem conseguir passar pelo meio de campo, o atacante não conseguiu chutar uma vez sequer durante todo o primeiro tempo mesmo se movimentando e saindo da grande área.
Embate pelo lado esquerdo
Jordi Alba e o brasileiro Rodrigo Ely protagonizaram um verdadeiro embate pelo lado esquerdo. Isolado na região, o lateral não conseguia passar pelo lado esquerdo para criar jogadas de cruzamento.
Agenda
O próximo desafio do Barcelona é contra seu principal rival na La Liga, o Real Madrid, mas agora pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Rey. A partida acontece no próximo dia 2 de março, às 17h (horário de Brasília. O Almería volta a campo no dia 4 de março, às 12h15, contra o Villarreal pelo Campeonato Espanhol.
FICHA TÉCNICA:
ALMERÍA 1 x 0 BARCELONA
Competição: 23ª rodada do Campeonato Espanhol
Data e horário: 26 de fevereiro de 2023, às 14h30 (de Brasília)
Local: Estádio de los Juegos Mediterráneos, Almería, Espanha
Árbitro: Miguel Ángel Ortiz Arias
Asistentes: Ignacio Iglesias Villanueva e Iñigo Prieto López de Ceraín
Cartões amarelos: Eric Garcia (BAR); Robertone, Chumi, Fernando Martínez (ALM)
Gols: El Bilal Touré (ALM) aos 23' do 1º T
Almería: Fernando Martínez, Chumi, Rodrigo Ely, Babic, Akieme, Robertone (Embarba), De la Hoz, Eguaras, Léo Baptistão, El Bilal Touré (Kaiky) e Luis Suárez (Ramazani). Técnico: Rubi.
Barcelona: Ter Stegen, Sergi Roberto (Pablo Torre), Christensen, Eric García (Ronald Araújo), Alba (Marcos Alonso), Kessié (Raphinha), Busquets (Alarcón), Frenkie de Jong, Ferrán Torres, Lewandowski e Gavi 6ATA. Técnico: Xavi Hernández.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.