Além de Neymar: 7 craques que bateram na trave e não levaram prêmio da Fifa
O Fifa The Best aconteceu nesta segunda-feira (27) e premiou os melhores atletas do mundo durante a temporada de 2022. O brasileiro Neymar ficou mais uma vez sem receber o prêmio principal, o de melhor jogador da temporada. Mas ele não está sozinho na lista de craques que nunca levaram o troféu, que existe desde 1991 e mudou de nome duas vezes desde então.
Neymar está em sua décima temporada europeia desde que trocou o Santos pelo Barcelona em 2013. As duas vezes que o craque brasileiro chegou perto do troféu foram em 2015 (quando o prêmio ainda se chamava Fifa Ballon D'Or) e 2017 (no segundo ano do Fifa The Best). Em ambas as ocasiões Neymar terminou na terceira colocação.
Veja alguns dos craques que nunca venceram o prêmio da Fifa
Karin Benzema
O craque francês do Real Madrid levou a Bola de Ouro em 2022 pelo desempenho de destaque na campanha do título da última Liga dos Campeões, mas levou azar com a decisão da Fifa de estender o período da premiação do Fifa The Best por causa da Copa do Mundo. Devido a uma lesão, o ataque não disputou o Mundial do Qatar pelo time francês, que terminou com o vice-campeonato mundial. Ainda assim, Benzema foi um dos três finalistas, concorrendo contra Lionel Messi e Kyllian Mbappé, ambos do PSG.
Kyllian Mbappé
Apesar de ter sido um dos destaques da Copa do Mundo de 2018 pela França (que foi campeã do torneio) e do vice-campeonato da Champions League de 2020 pelo PSG, o atacante francês de 24 anos chega neste ano apenas pela primeira vez entre os finalistas para o prêmio Fifa The Best. Conta a favor de Mbappé o fato dele ter terminado na artilharia do Mundial de 2022 com oito gols marcados, sendo três deles na final contra a Argentina.
Andrés Iniesta
O meio-campo espanhol, que hoje atua no futebol japonês, viveu o seu auge entre as temporadas de 2010 e 2012, quando conquistou a Copa do Mundo e a Eurocopa, além de inúmeros títulos com a camisa do Barcelona. Em 2010, ele ficou em segundo na votação de melhor do mundo, perdendo para Lionel Messi. Em 2012, mesmo tendo sido considerado o melhor da Eurocopa, ele ficou em terceiro no prêmio da Fifa, sendo superado por Messi e Cristiano Ronaldo.
Mohamed Salah
Referência ofensiva do Liverpool e da seleção do Egito por várias temporadas, o atacante de 30 anos conseguiu chegar perto do troféu do Fifa The Best em duas oportunidades: na temporada de 2018, quando ficou atrás de Luka Modric e Cristiano Ronaldo, e no ano de 2021, quando perdeu para Lewandowski e Lionel Messi. Nesta temporada, Salah, que é o artilheiro da atual Champions League, entrou na lista dos 14 melhores jogadores do mundo, mas não foi selecionado entre os três principais.]
Kevin De Bruyne
Craque do Manchester City e da seleção da Bélgica, o meia de 31 anos teve o seu auge em 2018, quando comandou a surpreendente campanha da Bélgica na Copa do Mundo e foi uma das referências do City que dominou o cenário regional e levou a Premier League liderado pelo técnico Pep Guardiola. Mas De Bruyne amarga o fato de sequer ter ficado entre os três primeiros desde que o Fifa The Best foi criado. Neste ano, assim como Salah, ele ficou na lista dos 14 melhores do mundo, mas não avançou para a final.
Wesley Sneijder
2010 foi o grande ano do meia holandês, que anunciou a sua aposentadoria em 2019. Pela Inter de Milão, Wesley Sneijder foi campeão da Liga dos Campeões (sendo o maior assistente da competição), Mundial de Clubes, Campeonato Italiano, Supercopa da Itália e Copa da Itália. No mesmo ano, foi artilheiro da Copa do Mundo pela seleção da Holanda e principal jogador do time que foi vice-campeão mundial do torneio. Mesmo assim, ficou em quarto na eleição dos melhores da temporada.
Vini Jr
O atacante brasileiro de 22 anos atingiu o seu auge na temporada passada, quando marcou o gol que deu o título da Champions League ao Real Madrid na final contra o Liverpool. Mas Vini Jr disputou a sua primeira Copa do Mundo com a camisa da seleção brasileira e teve uma atuação apagada ao longo da competição. Nesta temporada, Vini Jr ficou na lista dos 14 melhores jogadores do mundo, mas também não foi selecionado para a grande decisão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.