Topo

Quem é o técnico 'aprendiz de Sampaoli' que comanda a sensação do Paulistão

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/02/2023 04h00Atualizada em 27/02/2023 12h58

Márcio Zanardi, técnico do São Bernardo, está em seu primeiro trabalho profissional e aprendeu muito com Jorge Sampaoli quando trabalhou com o argentino no Santos.

O treinador do time sensação do Paulistão tem 44 anos, jogou na base do São Paulo, mas não se profissionalizou. Ele estudou educação física e trabalhou na base do Corinthians antes de chegar ao Santos e encontrar Sampaoli.

"Tenho Sampaoli, Bielsa, Fernando Diniz e Felipão como técnicos que eu admiro, mas o Jorge Sampaoli foi um cara que abriu sua metodologia, seu dia a dia, e é alguém que tenho muito respeito e sou muito grato. Aprendi muito. Sampaoli e Paulo Autuori [executivo de futebol na época] falavam para mim que eu tinha que trabalhar e as vitórias tinham que acontecer no profissional. A gente quase não treinava [o time da base], treinava como sparring do time de cima. Foi muito bacana, diferente", disse em entrevista exclusiva ao UOL.

Sucesso tem segredo?

O São Bernardo chega à última rodada com a segunda melhor campanha do Paulistão, um ponto atrás do Palmeiras, que será seu adversário nas quartas de final. Zanardi falou sobre o segredo do sucesso do São Bernardo.

O segredo do time com menor investimento é conseguir contratar os jogadores certos com mentalidade muito forte, com trabalho consistente e uma comissão técnica forte. São Bernardo hoje tem o orçamento com pé no chão, mas o salário em dia e organização. Eu dizia para minha comissão que precisava ter um time forte, rápido e potente. Trouxemos os jogadores certos dentro do modelo de jogo para que pudéssemos ter consistência", avaliou Zanardi.

Confira outras respostas da entrevista do UOL com Zanardi.

Carreira

"Estou há um ano e seis meses no profissional do São Bernardo. Trabalhei 12 anos nas categorias de base, passei por Corinthians, Portuguesa, Guarani e Santos. Trabalhei do sub-11 até o sub-23, no Santos fui treinador do sub-23 e do sparring junto com o profissional, quando conheci o Jorge Sampaoli. Sou formado em educação física. Joguei nas categorias de base do São Paulo, mas não fui profissional."

Passagens pelos grandes Corinthians e Santos

"São dois cases bem diferentes. Trabalhei sete anos no Corinthians, formei e ajudei a revelar vários jogadores. Ganhei 20 títulos nas categorias de base, todos que poderia ganhar. Foi uma época muito bacana. Já no Santos foi totalmente diferente. Peguei o sub-20, sub-23 e os sparrings. Passava o dia inteiro no Santos, mas não tivemos nenhum resultado esportivo, a não ser o vice-campeonato brasileiro com o Sampaoli."

Até onde vai esse time?

"Eu não sei até onde o São Bernardo vai, mas a gente trabalha muito em cima do melhor, para ser campeão. Sabemos que é muito difícil, não é fácil. Vamos pegar uma das melhores equipes do Brasil, o Palmeiras tem um treinador muito forte, é taticamente, fisicamente e mentalmente muito forte. Vai ser um privilégio poder jogar contra. Estratégia nós temos, estamos observando bastante, mas temos que ter muito pé no chão, muita tranquilidade porque é um jogo só e tudo pode acontecer. A responsabilidade é toda do Palmeiras, mas vamos em busca de fazer história e quem sabe chegar em uma semifinal."