'Cabelo ruim': por que fala de Roger Guedes é racista?
Róger Guedes usou uma expressão racista durante a sua participação de ontem (27) no Podpah. O atacante do Corinthians disse que o apresentador Igão tinha "cabelo ruim" durante a conversa.
Mas por que expressão é racista?
É comum se referirem ao cabelo afro como ruim devido sua textura crespa. Essa ideia só foi possível graças à cultura de que o cabelo liso seria o bom. Além de equivocado, o termo é extremamente racista e prejudica a autoafirmação da estética negra
Comitê da Igualdade de Gênero e Raça do senado federal.
Esse debate já foi levantado pela colunista Sah Oliveira, em Universa.
Não acredite nisso (que cabelo crespo é feio), não deixe a ditadura dos cachos perfeitos apagar a verdadeira beleza do cabelo crespo. Veja no seu cabelo a beleza que só ele pode ter, enxergue o poder que só ele tem.
A pesquisadora e educadora em moda, história cultural e curadoria Hanayrá Negreiro disse a Ecoa como o cabelo tem um significado.
"Os fios crespos comunicam a negritude, consolidam uma busca pela ancestralidade e o orgulho por um cabelo que é tão renegado pela sociedade. Ao assumir tal aparência, a pessoa expressa que tem orgulho do seu black power e o usa como manifestação política, de uma luta antirracista".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.