Topo

Recopa vira questão de honra e sinônimo de alívio para VP no Flamengo

Técnico Vítor Pereira tem sido contestado no Fla após os fracassos no Mundial e na Supercopa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
Técnico Vítor Pereira tem sido contestado no Fla após os fracassos no Mundial e na Supercopa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/02/2023 04h00Atualizada em 28/02/2023 08h37

Após os fracassos na Supercopa do Brasil e no Mundial de Clubes, o Flamengo trata a final da Recopa Sul-Americana hoje (28), contra o Independiente del Valle (EQU), às 21h30, no Maracanã, como uma questão de honra. O título também servirá para dar um pouco mais de alívio ao técnico Vítor Pereira, contestado por conta dos resultados frustrantes.

Para ficar com a taça, o Rubro-Negro precisará inverter o placar da partida de ida, em Quito, quando a equipe foi derrotada por 1 a 0. O empate nesta terça-feira é favorável aos equatorianos e uma vitória rubro-negra por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis.

VP segue respaldado

O UOL apurou a atual situação de Vítor Pereira no Flamengo. Na avaliação interna, mesmo em caso de insucesso hoje, o treinador seguirá respaldado pela diretoria, embora os dirigentes tenham noção de que a pressão será grande.

O discurso segue o mesmo que já havia sido adotado após o fracasso no Mundial de Clubes, na linha de que o treinador foi contratado para a temporada, não somente para os torneios do primeiro trimestre.

Há, no entanto, um entendimento de que será difícil controlar a pressão caso se perca a Recopa e posteriormente o Campeonato Carioca, visto quase como uma "obrigação".

'Mudança de chave'

Titular do "expressinho" rubro-negro na vitória sobre o Botafogo por 1 a 0, no último sábado (25), o zagueiro Rodrigo Caio acredita que o título da Recopa poderá significar uma mudança de chave do Flamengo na temporada.

Não vivemos o nosso melhor momento, mas são nesses momentos que os melhores momentos virão. Quando a gente está desacreditado, é quando a gente volta. Ano passado, contra o Atlético-MG [nas oitavas da Copa do Brasil], ninguém acreditava na gente. Quem acreditava? Nós e a torcida, que esteve lá, vibrou, nos ajudou do começo ao fim, mesmo sabendo que era difícil reverter. Revertemos, e mudou o ano. Amanhã pode ser a mudança de chave para o ano começar para nós realmente Rodrigo Caio

Pedro e Gerson à disposição

Vítor Pereira terá o retorno de dois importantes jogadores: Pedro e Gerson, que se recuperaram de lesões. O atacante teve dores musculares e precisou ser substituído aos 18 minutos do segundo tempo no jogo de ida. Já o volante nem sequer foi relacionado para o duelo em Quito. A tendência é a de que somente Pedro inicie como titular nesta terça, com Gerson ficando como opção no banco de reservas.

FLAMENGO X INDEPENDIENTE DEL VALLE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Competição: Recopa Sul-Americana
Hora: 21h30
Árbitro: Andres Matonte (URU)
Auxiliares: Nicolas Tarán (URU) e Martin Soppi (URU)
VAR: Andres Cunha (URU)

Flamengo: Santos, Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.

Independiente del Valle: Moisés Ramírez; Schunke, Carabajal e García Basso; Matías Fernández, Pellerano, Favarelli e Caicedo; Rodríguez, Sornoza e Lautaro Díaz. Técnico: Martín Anselmi