Topo

Torcedor que chamou Vini Jr. de macaco é banido dos estádios por um ano

Vinicius Júnior discute com jogador do Mallorca durante jogo no Campeonato Espanhol - Soccrates Images/Getty Images
Vinicius Júnior discute com jogador do Mallorca durante jogo no Campeonato Espanhol Imagem: Soccrates Images/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

28/02/2023 13h18

O torcedor do Mallorca que chamou Vinícius Júnior de macaco no jogo do dia 5 de fevereiro recebeu uma multa de 4 mil euros (cerca de R$ 22 mil na cotação atual) e está proibido de entrar nos estádios por 12 meses.

"Multa de 4.000 euros e proibição de acesso aos estádios esportivos por um período de 12 meses ao indivíduo que foi identificado como autor dos insultos racistas proferidos ao jogador do Real Madrid Vinícius Júnior na partida Mallorca x Real Madrid no dia 5 de fevereiro", diz a breve nota da Comissão Estatal contra a Violência, o Racismo, a Xenofobia e a Intolerância no Esporte da Espanha divulgada hoje.

Punição dobrada e reincidência

A Polícia da Espanha havia inicialmente proposto uma punição de 3.000 euros e seis meses sem entrar nos estádios, mas o período foi dobrado pela Comissão Estatal e a multa ampliada em 1.000 euros.

O torcedor tem 20 anos e voltou a ser flagrado proferindo insultos racistas a um jogador do Villarreal 13 dias depois. Ele sofrerá uma segunda sanção, segundo o jornal espanhol As.

Torcedor já foi expulso do clube

O Mallorca comunicou no início do mês que expulsou o torcedor que insultou de maneira racista o brasileiro Vini Jr. e que, dias depois, também ofendeu Samu Chukwueze, do Villarreal.

Vini foi chamado de "macaco" no confronto em Palma de Mallorca, no dia 5 de fevereiro.

O canal "DAZN" flagrou o torcedor gritando para o atacante: "Vinicius, macaco! É um p*** macaco".