Topo

Inglês - 2022/2023

Arsenal atropela Everton com dois de Martinelli e abre vantagem na ponta

Martinelli, do Arsenal, comemora gol contra o Everton pelo Campeonato Inglês - Julian Finney/Getty Images
Martinelli, do Arsenal, comemora gol contra o Everton pelo Campeonato Inglês Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/03/2023 18h38

Gabriel Martinelli marcou dois, e o Arsenal goleou o Everton, hoje, por 4 a 0, no Emirates Stadium, em jogo atrasado pela sétima rodada do Campeonato Inglês. Saka e Odegaard também marcaram para os Gunners.

O time de Mikel Arteta demorou para embalar. Diante de um fechado Everton, o Arsenal só chegou aos gols no fim do primeiro tempo. Martinelli, porém, comandou a vitória dos Gunners em casa.

O Arsenal abriu cinco pontos de vantagem sobre o Manchester City com o resultado. Os Gunners chegaram a 60 pontos, contra 55 dos comandados de Pep Guardiola. Ambos os times têm 25 jogos.

O Arsenal volta a campo no sábado, às 12h (de Brasília), para encarar o Bournemouth. Já o Everton, que luta contra o rebaixamento, recebe o Brentford em mesmo dia e horário.

Como foi o jogo

Arsenal troca passes, mas não chega ao gol do Everton. Precisando da vitória para respirar na ponta da Premier League, os Gunners ditaram o ritmo da partida, atacaram especialmente pelo lado esquerdo, mas pararam em um compacto adversário. O Everton, por sua vez, buscava contra-ataques para chegar ao gol de Ramsdale.

Muitos impedimentos e erros nas bolas longas. Sem conseguir chegar ao gol do Everton com a bola no chão, o Arsenal buscou lançamentos para seus pontas, mas esbarrou na linha de impedimento e na falta de precisão na hora do passe.

Gás do Everton acaba, e Martinelli resolve. Os visitantes seguraram a pressão em grande parte da primeira etapa, mas viram os Gunners crescerem, aproveitarem os espaços e se instalarem no campo adversário. Quem aproveitou a pressão do Arsenal foi Gabriel Martinelli, que marcou dois.

Gols e lances importantes

1 a 0. Saka fura retranca do Everton. Aos 39 minutos do primeiro tempo, Zinchenko recebeu com liberdade pela meia-direita e enfiou para Saka dentro da área. O camisa 7 dominou e finalizou no ângulo esquerdo.

2 a 0. Martinelli amplia. Aos 46 minutos do primeiro tempo, Saka roubou a bola de Gueye pela meia-direita, Gabriel Martinelli fica com a sobra, invade a área e amplia. A princípio, a arbitragem apontou impedimento, mas o VAR corrigiu.

Salva Ramsdale. Aos 17 minutos do segundo tempo, McNeil se livrou da marcação, chegou à entrada da área do Arsenal e finalizou de canhota para a boa defesa dos Gunners.

3 a 0. Odegaard deixa o dele. Aos 25 minutos do segundo tempo, Xhaka acionou Trossard, que invadiu a área pela esquerda e tocou para o meio. Odegaard finalizou de primeira para fazer o terceiro.

4 a 0. Martinelli faz o segundo. Aos 34 minutos do segundo tempo, Nketiah recebeu de Zinchenko pela esquerda e cruzou rasteiro para o brasileiro desviar entre as pernas de Pickford

FICHA TÉCNICA

Arsenal 4 x 0 Everton

Competição: sétima rodada do Campeonato Inglês
Local: Emirates Stadium, em Londres, na Inglaterra
Data e horário: 1º de março de 2023, às 16h45 (de Brasília)
Árbitro: Michael Oliver
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett
VAR: Tony Harrington
Cartões amarelos: Tarkowski (Everton)
Gols: Saka (Arsenal), aos 39 minutos do primeiro tempo; Gabriel Martinelli (Arsenal), aos 46 minutos do primeiro tempo e aos 34 minutos do segundo tempo; Odegaard (Arsenal), aos 25 minutos do segundo tempo.

ARSENAL: Ramsdale; White, Saliba, Gabriel Magalhães, Zinchenko (Tierney); Jorginho (Partey), Xhaka (Fábio Vieira), Odegaard; Saka (Smith Rowe), Gabriel Martinelli, Trossard (Nketiah).Técnico: Mikel Arteta.

EVERTON: Pickford; Coleman (Godfrey), Tarkowski, Keane, Mykolenko; Gueye (Holgate), Doucouré, Onana; McNeil, Iwobi, Maupay (Gray). Técnico: Sean Dyche.