Topo

Copa do Brasil - 2023

Suárez dá assistência de calcanhar, Grêmio vence e avança na Copa do Brasil

Cristaldo, do Grêmio, comemora com Suárez seu gol contra o Campinense, pela Copa do Brasil - Giovani Leonel/Estadão Conteúdo
Cristaldo, do Grêmio, comemora com Suárez seu gol contra o Campinense, pela Copa do Brasil Imagem: Giovani Leonel/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

01/03/2023 21h52

O Grêmio bateu o Campinense por 2 a 0, hoje (1), no Mané Garrincha, e avançou à segunda fase da Copa do Brasil. O Tricolor gaúcho teve o controle absoluto da partida e deu uma aula de jogo coletivo, mas perdeu oportunidades de vencer com mais tranquilidade.

Os gols da vitória foram marcados por Cristaldo, aos 26 minutos do primeiro tempo, e por Ferreira, aos 42 da etapa final.

A assistência para o primeiro tento foi de Suárez, que deu um toque de letra para o companheiro tirar o zero do placar. O uruguaio é o artilheiro do time na temporada, com oito gols, e também vem se sobressaindo nas assistências, com quatro.

O resultado do duelo só não foi maior porque Otávio Passos teve uma atuação inspirada. O goleiro e capitão do Campinense fez mais de seis defesas importantes para evitar um placar elástico, incluindo pelo menos três chutes de Suárez.

Lucas Leiva participou da transmissão do Prime Video e cravou o resultado antes da partida começar: 2 a 0. O meio-campista está afastado dos campos por problemas cardíacos.

O Grêmio volta a campo no domingo (5) para o clássico contra o Internacional, na Arena, pelo Campeonato Gaúcho. Já o Campinense recebe o Ferroviário, no sábado (4), pela Copa do Nordeste.

Sequência de invencibilidade

O Tricolor chegou à sua 11ª partida de invencibilidade em 2023. O time ainda não foi derrotado no ano — tem dez vitórias e um empate.

Renato Portaluppi manteve a base da equipe para a partida, fazendo apenas uma mudança no time titular. Villasanti entrou no lugar de Carballo, que não foi relacionado por problemas físicos.

O Grêmio levou muito perigo principalmente em tabelas e em triangulações. Os jogadores mostraram entrosamento e repertório ofensivo na partida.

No segundo tempo, o técnico gremista promoveu mudanças para manter a intensidade e chegou ao segundo gol na reta final, com Ferreira.

Gol e lances importantes

Quase o de Suárez. Aos 4 do primeiro tempo, o uruguaio mandou uma bomba da entrada da área e Otávio se esticou todo para fazer uma defesaça.

1x0. Aos 26, Cristaldo tabelou com Suárez pelo lado direito da área e bateu firme, rasteiro, para inaugurar o placar.

Tinha endereço. Aos 43, Suárez ajeitou para trás na entrada da área e Vina chutou colocado. A bola tinha o ângulo como destino, mas Otávio Passos fez nova grande defesa.

Chegada do Campinense. Aos 4 do segundo tempo, Mauri recebeu com espaço na intermediária e bateu de chapa, levando perigo pela primeira vez ao gol defendido por Adriel.

Furada. Aos 16, inverteu o jogo e encontrou Suárez, que pegou de primeira e mandou para a área. A bola acabou passando por três jogadores do Grêmio, que se complicaram e furaram, pendendo chance claríssima de gol.

2x0. Aos 42, Ferreira foi acionado por Villasanti na área, ganhou a disputa contra o marcador e bateu rasteiro para decretar a vitória.

Ficha técnica

Campinense 0 x 2 Grêmio

Competição: 1ª fase da Copa do Brasil

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)

Data e hora: 1 de março de 2023, às 20h (de Brasília)

Árbitro: Anderson José de Moraes Coelho

Auxiliares: Italo Magno Andrade Rafael Martins Diniz

Gols: Cristaldo, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Ferreira, aos 42 do segundo tempo

Grêmio: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo (Diogo Barbosa); Villasanti, Pepê (Galdino), Cristaldo (Diego Souza), Bitello (Thiago Santos) e Vina (Ferreira); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi

Campinense: Otávio Passos; Thiago Enes, Diego Silva, William e Bruno Collaço; Guilherme Escuro (Tarcísio), Paulo Victor (Pedro Thomz) e Ramires; Diego Viana (Willian Anicete), Mauri (Carlão)e Vanderlan (Thiaguinho). Técnico: Leston Jr