Topo

OPINIÃO

Colunistas: Flamengo pode jogar com Arrascaeta, Gabigol, Éverton e Pedro?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

01/03/2023 15h18

Vitor Pereira voltou a usar o quarteto ofensivo formado por Arrascaeta, Gabigol, Everton Ribeiro e Pedro na noite de ontem, mas, mesmo assim, o Flamengo acabou derrotado (nos pênaltis) pelo Independiente del Valle na decisão da Recopa Sul-Americana.

Foi a terceira grande decepção do Rubro-negro em 2023. Antes, já havia caído na semifinal no Mundial de Clubes para o Al Hilal e perdido para o rival Palmeiras na Supercopa do Brasil. Em todos os jogos, VP apostou no quarteto, mas não conseguiu o resultado esperado.

Fizemos, então, a seguinte pergunta aos colunistas do UOL: O Flamengo atual pode jogar com Arrascaeta, Gabigol, Éverton Ribeiro e Pedro?

Veja as respostas:

Sim! E não é coincidência os quatro atuarem tão mal ao mesmo tempo. O Flamengo precisa acertar a questão física e tática, para não desperdiçar essas enormes fontes de talento.
ALICIA KLEIN

Claro que pode. Dorival mostrou que pode. Há várias alternativas para o Flamengo jogar e vencer dessa forma. Pode tomar mais gols do que o esperado, mas não tem como tirar esses jogadores que seriam titulares em qualquer lugar do continente.
DANILO LAVIERI

Ora, é claro que sim, desde que Arrascaeta e Everton Ribeiro não se arrastem nos segundos tempos.
JUCA KFOURI

Pode, mas para isso precisa encontrar soluções defensivas melhores. Do jeito que está, com a formação que VP botou para jogar ontem, a chance de dar errado é grande.
JULIO GOMES

Pode e deve. É muita qualidade. O importante é acertar os dois volantes para que o jogo volte a fluir como antes. Entre os quatro, o elo mais fraco parece ser Everton Ribeiro.
MENON

Podem. Deveriam. São quatro jogadores muito acima da média e seria bom para o futebol que pudessem atuar juntos. Perder o escudo de João Gomes foi decisivo para que o quarteto de craques deixasse de render. Preparo físico também precisa estar em dia, claro. Mas mesmo que o Flamengo por agora só contasse com esse quarteto por 60, 70 minutos ele já faria a diferença porque são bons demais. São músicos talentosos numa orquestra sem partitura. Pede-se um maestro.
MILLY LACOMBE

Não só pode como deve. Desde que tenha em seu banco de reservas um técnico de verdade, como Dorival Júnior, e não um aventureiro, como Vítor Pereira.
MILTON NEVES

Pode jogar com os quatro, sim. Mas sempre vai depender das características do adversário. É importante ter essa formação bem treinada e consolidada porque não se pode desperdiçar a chance de atuar com tanta qualidade do meio para frente. Isso passa pela eficiência dos meias e atacantes também na marcação.
PERRONE

Basta que os quatro estejam bem fisicamente (o que não é o caso nesta programação caótica feita pelo departamento de futebol) e o técnico saiba como equilibrar o time (o que não parece ser o caso de Vítor Pereira).
RENATO MAURÍCIO PRADO