Preparador do Del Valle mapeou cobranças do Fla e avisou sobre Arrascaeta
A elasticidade da defesa de Ramírez para pegar o pênalti de Arrascaeta ontem (28) no Maracanã chamou a atenção, mas também teve uma contribuição de fora das quatro linhas. Preparador de goleiros do Independiente del Valle desde 2020, o português Ricardo Pereira tinha mapeadas as cobranças de todos os jogadores do Flamengo em um software em seu tablet, e avisava o lado preferencial dos batedores rubro-negros ao seu atleta.
Sinalização e ajuda dos companheiros
A mecânica se deu da seguinte forma: quando o jogador do Flamengo se direcionava para a cobrança, imediatamente Ricardo Pereira já puxava o histórico de cobranças do atleta rubro-negro no software, e com a ajuda dos reservas do Independiente de Valle que estavam no banco, avisava a Ramírez com sinalizações sobre o lado predileto do batedor. Foi assim que, por exemplo, o goleiro defendeu a batida de Arrascaeta, que acabou sendo crucial para o título da Recopa Sul-Americana por parte da equipe equatoriana.
"Todos os pênaltis estavam estudados, mas tem também a intuição do goleiro. Alguma das vezes ele foi para o lado que sentiu que tinha de ir e errou. São sinais, não precisamos dizer nada [sobre a comunicação], mas estava tudo estudado. Tínhamos o histórico de cobranças de todos os jogadores do Flamengo, mas depois vai da intuição do goleiro", declarou Ricardo Pereira com exclusividade ao UOL.
Apesar das preciosas dicas, Ramírez só acabou acertando um lado nas cobranças do Flamengo, justamente o de Arrascaeta, o suficiente para o título.
Durante as cobranças, a reportagem do UOL observou que Ricardo Pereira e os jogadores do banco, por exemplo, avisaram a Ramírez que Gerson bateriam em seu lado esquerdo, mas o goleiro optou por pular para a direita e errou o canto.
Preparador mostra software ao UOL
A reportagem do UOL solicitou ao preparador de goleiros que, se fosse possível, pudesse mostrar o software e permitisse uma foto.
Gentil, Ricardo Pereira aceitou o pedido, mas disse que mostraria apenas uma parte para não revelar os segredos contidos no programa.
A imagem permitida pelo português continha apenas jogadores rubro-negros que não efetuaram cobranças na Recopa. Foram eles: o lateral direito Matheuzinho, o atacante Matheusão, o lateral direito Varela, o zagueiro Rodrigo Caio e o meia-atacante Marinho.
O software possui gráficos com todas as batidas de cada jogador, em que direção a bola foi e se ela entrou ou não após a cobrança.
"Nós fazemos os estudos, somos profissionais, temos essa obrigação, mas depois o goleiro tem que sentir o que pode passar naquele momento, o estado anímico do jogador, e foi isso que o Ramírez fez e fez muito bem", disse Ricardo Pereira.
Já trabalhou com Ederson e Ochoa
Natural de Lisboa, Ricardo Pereira possui um extenso currículo com passagens por Benfica (POR), Nottingham Forest (ING), Standard Liége (BEL), Légia Varsóvia (POL), Al Fateh (SAU) e seleção do Gabão.
Com licenças A, B e C da Uefa, além de outros diversos cursos, incluindo alguns de psicologia, ele já trabalhou, por exemplo, com o goleiro brasileiro Ederson e o mexicano Ochoa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.