Topo

Copa Libertadores - 2023

Fortaleza goleia Deportivo Maldonado e avança na Libertadores

Thiago Galhardo, do Fortaleza, comemora seu gol contra o Deportivo Maldonado na Copa Libertadores - Lucas Emanuel/AGIF
Thiago Galhardo, do Fortaleza, comemora seu gol contra o Deportivo Maldonado na Copa Libertadores Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Do UOL, em São Paulo

02/03/2023 22h56

O Fortaleza venceu o Deportivo Maldonado por 4 a 0 na noite de hoje (2), na Arena Castelão, em partida válida pela volta da segunda fase da Copa Libertadores. Os gols do confronto foram marcados por Thiago Galhardo, Lucero (duas vezes) e Guilherme.

Com o resultado, os comandados de Vojvoda avançam para a próxima fase. Como a ida terminou em 0 a 0, o jogo de hoje foi determinante para a equipe cearense seguir na competição da Conmebol.

Essa é apenas a segunda participação do Fortaleza na Libertadores. Agora, o Leão do Pici se junta a Atlético-MG, Sporting Cristal, Huracán, Cerro Porteño, Magallanes e Independiente Medellín, que também se classificaram.

Na terceira fase, os brasileiros vão enfrentar o Cerro Porteño (PAR), com o primeiro jogo sendo em casa e o segundo fora. As datas e horários ainda não foram definidos.

Como foi o jogo

Com a classificação dependendo totalmente do resultado desta partida, o time de Vojvoda foi superior desde o começo e fez por merecer a vitória.

O primeiro tempo foi de muita pressão do Fortaleza. A equipe cearense assumiu o papel de 'dona da casa' e foi para cima do Deportivo Maldonado desde os minutos iniciais. Depois de algumas tentativas, o Leão conseguiu abrir o placar.

A segunda etapa seguiu com a imposição dos brasileiros. Mesmo com a vitória parcial, a equipe cearense seguiu passando a maior parte do tempo no campo de ataque, conseguindo balançar as redes mais duas vezes.

Gols e lances importantes

Na trave! Romarinho foi para cima do sistema defensivo do Maldonado na entrada da área, colocou na perna boa e finalizou forte. Reyes faz boa defesa e a bola ainda explodiu na trave.

Mais uma vez o Fortaleza carimbou a trave! Após boa triangulação, Hércules entrou na área, atravessou a bola para o outro lado e ela acaba sobrando para Bruno Pacheco, que, saindo de trás, acertou a trave ao tentar tirar do goleiro.

1 a 0. Thiago Galhardo abriu o placar! Hércules recebeu de Tinga após cobrança de lateral e colocou a bola na medida no segundo pau, onde Galhardo se antecipou a Herrera e se esticou para completar para o fundo da rede.

Reyes salvou! Hércules aproveitou corte mal feito pela defesa do Maldonado na entrada da área e, depois de deixar a zaga no chão, bateu cruzado para defesaça do goleiro. O auxiliar sinalizou o impedimento no início da jogada, mas o lance foi ajustado e seria checado pelo VAR se tivesse sido gol.

2 a 0. Lucero fez o segundo! Tinga apareceu na entrada, tocou na passagem de Dudu e o lateral rolou para Lucero. Bem posicionado, o atacante finalizou de primeira, a bola quicou e matou o goleiro.

3 a 0. Guilherme sacramentou a classificação! O atacante ficou com a bola do lado esquerdo da área, cortou para o meio e finalizou rasteiro no canto direito de Reyes, que se esticou todo, mas não conseguiu chegar para fazer a defesa.

4 a 0. Lucero fez um golaço! Guilherme armou um contra-ataque em velocidade, tocou na área para Lucero e, ao ver Reyes sair do gol, o atacante finalizou de canhota, com categoria, e viu a bola fazer muita curva ao entrar, em câmera lenta, no cantinho direito do goleiro.

FICHA TÉCNICA:

FORTALEZA 4 x 0 DEPORTIVO MALDONADO

Competição: volta da segunda fase da Copa Libertadores
Data e horário: 2 de março de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza
Cartões amarelos: Titi (FOR), Tomás Fernández (DPM) e Benevenuto (FOR)
Gols: Thiago Galhardo (50' - 1ºT), Lucero (38' - 2ºT), Guilherme (42' - 2ºT) e Lucero (48' - 2ºT)

FORTALEZA: Fernando Miguel; Tinga, Marcelo Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre e Hércules; Calebe (Guilerme), Pochettino e Romarinho (Dudu); Thiago Galhardo (Lucero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda

DEPORTIVO MALDONADO: Reyes; Cotugno, Cayetano, Herrera, Ferreira (Diego Romero) e Alfaro (Tomás Fernández); Queiróz, Píriz (Lucas Núñez), Tellechea (Rodrigo Muniz) e Toledo; Spinelli (Enzo Borges). Técnico: Fabián Coito