Topo

Marca de sucos usada por rivais para provocar Fla prefere não se envolver

Neto provocou o Fla e Vítor Pereira com uma embalagem de suco Del Valle, em alusão ao time equatoriano - Reprodução
Neto provocou o Fla e Vítor Pereira com uma embalagem de suco Del Valle, em alusão ao time equatoriano Imagem: Reprodução

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/03/2023 04h00

Enquanto marcas gastam milhões em publicidade, os sucos Del Valle — mais uma vez — viralizaram nas redes sociais e ganharam um potente marketing gratuito por causa de um clube que nem sequer é de seu país de origem: o Independiente del Valle, do Equador.

Carrasco das equipes brasileiras, o time equatoriano foi campeão da Recopa Sul-Americana sobre o Flamengo — diante de um Maracanã lotado — e os rivais do Rubro-negro não perdoaram, inundando a internet com memes utilizando a marca, onde até personalidades famosas do futebol entraram na onda, casos de Neto, Deyverson e do ex-zagueiro Rodrigo.

Empresa se esquiva da zoação

O UOL procurou a assessoria de imprensa da marca, que pertence atualmente à Coca-Cola, para saber como ela tem presenciado este marketing orgânico e também se pretende realizar alguma ação neste sentido, mas a empresa de sucos prefere não se envolver na zoação:

"Sobre o tema, a companhia não vai se posicionar sobre o assunto", disse a empresa Del Valle.

'Gol de placa quando acontece este engajamento'

Para o especialista em marketing esportivo, Renê Salviano, o fenômeno do engajamento espontâneo é perfeito para uma companhia.

"É um gol de placa quando acontece este engajamento sem a necessidade da marca precisar interagir. É natural e muito mais forte, deixando as brincadeiras por parte dos fãs", disse o CEO da Heatmap, empresa de marketing esportivo especializada na captação de patrocínios entre clubes, empresas e atletas.

"Agora, para setores de marketing mais arrojados, que querem surfar ainda mais nesta onda, é imprescindível que fiquem atentos a estes movimentos, onde as marcas podem deixar ações preparadas na manga para o timing exato, até mesmo para entrar em mercados que não atuam", complementou.

Neto, Deyverson e Rodrigo usam marca para provocar Fla

Deyverson provoca o Flamengo bebendo um suco em alusão ao Independiente del Valle - Reprodução / Instagram - Reprodução / Instagram
Deyverson provoca o Flamengo bebendo um suco em alusão ao Independiente del Valle
Imagem: Reprodução / Instagram

Declaradamente um hater do técnico Vítor Pereira, o ídolo corintiano e hoje apresentador da Band Neto não perdeu a oportunidade de alfinetar o treinador português, que não renovou com o clube paulista, e postou uma foto com uma embalagem de suco Del Valle [foto acima].

O atacante Deyverson — hoje no Cuiabá e carrasco do Flamengo na Libertadores de 2021, quando era do Palmeiraspostou uma foto onde apareceu bebendo suco, com a legenda "Amanhã [tem] jogo importante (tem que hidratar). Vamos, Cuiabá."

Não satisfeito, ontem (1), na vitória do Cuiabá por 3 a 0 sobre o Ceilândia, pela Copa Verde, o jogador voltou provocar o Rubro-Negro e, após fazer um gol, comemorou como se estivesse bebendo um suco:

Já o ex-zagueiro Rodrigo, que promoveu embates provocativos marcantes com o Flamengo quando era jogador do Vasco, postou um vídeo onde estava diante de embalagens de Del Valle, de um achocolatado e de uma água de coco, e numa simulação de dúvida, opta pelo suco seguido de uma risada sarcástica.