Topo

Presidente da CBF não vê o interino Ramon como novo Scaloni na seleção

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/03/2023 15h10

A CBF não vê o técnico Ramon Menezes como uma espécie de novo Lionel Scaloni para a seleção brasileira. Ou seja, não tem planos de usar o interino de forma definitiva no comando do Brasil, a exemplo do que aconteceu na Argentina.

O que aconteceu

  • O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, pediu para Ramon assumir interinamente no amistoso contra Marrocos, dia 25 de março.
  • O UOL apurou que o dirigente não deu "falsas esperanças" ao treinador de que estivesse, no momento, pensando nele a longo prazo para a seleção brasileira.
  • O projeto que a CBF tem para Ramon é o Mundial Sub-20, em maio. O treinador conduziu a seleção de volta ao torneio porque venceu, depois de 12 anos, o Sul-Americano da categoria, em janeiro.
  • A CBF não tem pressa para fechar o novo treinador definitivo da seleção brasileira. Ednaldo Rodrigues tem dito que o tempo é aliado, embora em dezembro tenha dito que anunciaria o substituto de Tite em janeiro.
  • A CBF não trata como imperativo contratar um coordenador da seleção antes do novo treinador. Técnico do Real Madrid, o italiano Ancelotti é o principal nome na pauta da entidade.

Primeira chance

Ramon fará amanhã (3) a primeira convocação como técnico da seleção principal. O anúncio da lista será às 11h, em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Ednaldo Rodrigues espera que o técnico abra o leque de observações na seleção, embora tenha dito publicamente que Ramon tem autonomia para escolher os convocados.

Ramon vê o jogo contra os marroquinos como grande oportunidade, mesmo sem ter no momento uma perspectiva a longo prazo na seleção principal.

Exemplo argentino?

O paralelo da situação de Ramon com Lionel Scaloni se dá porque o argentino também chegou à seleção principal inicialmente como interino.

Scaloni trabalhava na base da seleção argentina e ganhou chance porque a AFA se viu sem opções convincentes para assumir a seleção.

O projeto Scaloni deu certo, tanto que a Argentina foi campeã da Copa América e da Copa do Mundo. Scaloni venceu a eleição da Fifa como melhor técnico do mundo em 2022.