Topo

Ramon fecha lista, e seleção deve ter novidades na defesa e no meio-campo

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

02/03/2023 16h14

A convocação da seleção brasileira desta sexta-feira (3) deve ter novidades principalmente na defesa e no meio-campo em relação ao elenco que esteve na Copa do Mundo do Qatar. Jogadores que nunca foram convocados terão espaço no grupo.

O técnico interino Ramon Menezes já fechou a lista de convocados que será anunciada às 11h (de Brasília), no Rio de Janeiro. A convocação é para um amistoso no dia 25 de março, contra Marrocos.

CBF espera renovação

Ramon teve liberdade para montar a lista de convocados deste amistoso. Nos bastidores, o desejo da CBF é por algum tipo de renovação: jogadores mais jovens e mais jogadores que atuem no futebol nacional. Ramon foi técnico da seleção campeã sul-americana sub-20 em fevereiro.

O ataque não é uma preocupação e a base deve ser a mesma da Copa, com nomes como Vini Jr, Rodrygo, Gabriel Martinelli, Antony e Raphinha. Na defesa, há espaço para novidades: Thiago Silva, de 38 anos, é nome incerto, e Daniel Alves, preso provisoriamente na Espanha, acusado de agressão sexual, é uma baixa certa. Além disso, Danilo virou zagueiro na Juventus e abre brecha na lateral direita.

Ramon está tranquilo

A comissão técnica da seleção principal terá boa parte de nomes da seleção sub-20, que é convocada dos clubes quando há períodos de jogos. A lista de jogadores foi definida entre poucas pessoas, basicamente Ramon e seu auxiliar Thiago Kosloski.

A lista já está fechada. Ramon não é do perfil de treinadores de seleção que vara a madrugada estudando diferentes possibilidades e só define os nomes na manhã da convocação. No dia a dia da CBF, o treinador aparenta estar muito tranquilo, animado com a possibilidade e brincalhão.

Novo técnico indefinido

A ideia da CBF é estrear o próximo treinador da seleção em junho — a data Fifa acontece entre os dias 12 e 20 do mês. Ainda não há amistosos marcados. O plano A do presidente da CBF Ednaldo Rodrigues é o italiano Carlo Ancelotti, do Real Madrid. Há negociações abertas, mas sem definição. As Eliminatórias para a Copa de 2026 devem começar só em setembro.

Ramon volta a ser técnico da seleção sub-20 assim que o time principal definir seu novo comandante. O desafio é a Copa do Mundo da categoria, entre maio e junho, na Indonésia.