Topo

Copa do Rei - 2022/2023

Barça vence Real com gol contra de Militão e sai na frente na Copa do Rei

Jogadores do Barcelona celebram gol contra o Real Madrid, pela semifinal da Copa do Rei - JAVIER SORIANO / AFP
Jogadores do Barcelona celebram gol contra o Real Madrid, pela semifinal da Copa do Rei Imagem: JAVIER SORIANO / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/03/2023 18h55

O Barcelona saiu na frente na briga por uma vaga na final da Copa do Rei. A equipe catalã venceu o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, por 1 a 0, com um gol contra do brasileiro Militão. A partida de volta será no dia 5 de abril, no Camp Nou.

O resultado foi importantíssimo diante do cenário deste "El Clásico". O Barça vinha de resultados negativos e não contou com jogadores de peso, como Lewandowski, Pedri e Dembélé.

Na outra semifinal, o Osasuna bateu o Athletic Bilbao por 1 a 0 no primeiro encontro, na última quarta-feira. A volta será dia 4 de abril, com o Bilbao como mandante.

Como chegaram

O Real Madrid alcançou as semifinais após eliminar o Atlético de Madri nas quartas de final, em janeiro. O time merengue teve um empate contra o próprio Atlético, por 1 a 1, mas pelo Campeonato Espanhol, no último sábado.

O Barcelona superou a Real Sociedad nas quartas de final, mas chegou pressionado pelas derrotas nos dois últimos jogos. A mais recente para o Almería, no Espanhol, e a outra para o Manchester United, na eliminação da Liga Europa.

Como foi o jogo?

O clássico começou quente, com o time da casa melhor e criando chances. Aos poucos, porém, o Barcelona começou a ganhar campo. Em uma das poucas investidas do time catalão, o placar foi aberto com um gol contra de Militão. A partir daí, o jogo ficou mais equilibrado, com os visitantes buscando espaço e os donos da casa em dificuldade para chegar ao ataque de maneira mais clara.

O técnico Carlo Ancelotti colocou o brasileiro Rodrygo em campo no segundo tempo, em uma tentativa de conseguir melhorar o setor ofensivo. O Real até conseguiu avanços, mas encontrava dificuldade na intermediária ofensiva. O Barça, por outro lado, buscava manter o esquema de marcação e esteve até perto de ampliar a vantagem.

Na reta final da partida, foi quase um "ataque contra defesa", em que o Real fazia de tudo pelo empate e o Barcelona se segurava como podia.

Lances importantes

Anulado. Aos 11 minutos do 1º tempo, Vinicius Junior cruzou para Benzema. O francês dominou no peito e finalizou para o gol, mas a arbitragem apontou posição irregular.

Judô? Aos 23 minutos do 1º tempo, Vini Jr. recebeu amarelo após uma disputa com De Jong que mais pareceu uma luta de judô.

0 x 1: Kessié recebeu em velocidade, invadiu a área e chutou na saída de Courtois. A bola bateu no goleiro do Real, pegou em Militão e foi para o gol. A arbitragem assinalou impedimento, mas o gol foi validado após análise do VAR.

Quase! Aos 3 minutos do 2º tempo, Valverde invadiu a área pela direita e cruzou rasteiro. Vinícius Júnior chegou batendo e Araújo travou de carrinho de forma providencial.

Espalma. Aos 11 minutos do 2º tempo, Vinícius Júnior chutou colocado da ponta esquerda e quase encobriu Ter Stegen. O goleiro se esticou e conseguiu dar um tapa na bola.

Zagueiro? Aos 26 minutos do 2º tempo, Ferrán Torres cruzou rasteiro da linha de fundo e Kessié, livre, finalizou, mas a bola bateu em Ansu Fati e saiu.

Recorde

O volante Busquets se tornou o jogador que mais vezes disputou "El Clásico" na história. Até então, ele estava empatado com Messi e Ramos, com 45 jogos.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 0 x 1 BARCELONA

Competição: Copa do Rei -- semifinal
Local: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)
Dia e hora: 2 de março de 2023, quinta-feira, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: José Luis Munuera Montero
Assistentes: Iñigo Prieto López de Ceraín e Antonio Martínez Moreno
VAR: Ignacio Iglesias Villanueva
Cartões amarelos: Vinicius Júnior, Nacho, Valverde (RMA); Raphinha, Gavi, Xavi (técnico) (FCB)
Gol: Militão (contra), do Real Madrid, aos 26'/1ºT

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Rüdiger e Nacho Fernández (Rodrygo); Modric (Álvaro Rodríguez), Camavinga e Kroos (Tchouaméni); Valverde, Benzema e Vini Jr. Técnico: Carlo Ancelotti

Barcelona: Ter Stegen; Ronald Araújo, Koundé, Marcos Alonso e Álex Balde; Kessié (Sergi Roberto), Busquets e Frenkie de Jong; Raphinha (Ansu Fati), Ferrán Torres e Gavi. Técnico: Xavi Hernández