Topo

Ausência em convocação deixa Alisson como 'vilão' após a Copa

Alisson durante partida do Liverpool contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões - Simon Stacpoole/Offside via Getty Images
Alisson durante partida do Liverpool contra o Real Madrid, pela Liga dos Campeões Imagem: Simon Stacpoole/Offside via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/03/2023 04h00

Alisson é um dos 15 jogadores que estiveram na Copa do Mundo e não foram convocados para o primeiro amistoso da seleção brasileira em 2023. O técnico interino Ramon Menezes o substituiu pelo garoto Mycael entre os chamados.

O goleiro ficou marcado por não ter defendido pênaltis na eliminação do Brasil contra a Croácia, nas quartas de final do Mundial. Como Rodrygo e Marquinhos perderam suas cobranças, a seleção foi derrotada por 4 a 2.

Marca de vilão depois da Copa?

Alisson foi o goleiro titular da seleção nas Copas do Mundo de 2018 e 2022. Na visão de muitos críticos, o desempenho do goleiro não fez a diferença para o time ir além das quartas de final. O preparador de goleiros Taffarel foi à imprensa defender o comandado depois do torneio: "Não dá para culpar nada. Ele tentou fazer o melhor."

No Qatar, o goleiro atuou em quatro partidas e sofreu dois gols, contra Coreia do Sul (vitória por 4 a 1 nas oitavas de final) e Croácia (empate em 1 a 1 nas quartas). Em dois jogos na primeira fase do Mundial, os adversários da seleção não chutaram a gol e não deram trabalho. No mata-mata, Alisson fez defesas difíceis contra Coreia e Croácia e sofreu gols em bolas desviadas.

Alisson não está em má fase

No Campeonato Inglês, Alisson é um dos principais nomes do Liverpool, que faz uma campanha de recuperação nas últimas semanas. O brasileiro não sofreu gols em nove das 24 partidas em que atuou e é o quarto melhor dessa estatística na temporada, atrás de Pope (Newcastle), Ramsdale (Arsenal) e De Gea (Manchester United). Ele também defendeu um pênalti e é o quinto goleiro do torneio com mais defesas.

Na Liga dos Campeões, Alisson falhou na derrota do Liverpool por 5 a 2 contra o Real Madrid. Ele saiu jogando errado e cedeu um gol marcado por Vini Jr em Anfield. O jogo de volta será em 15 de março e vale vaga nas quartas de final. Apesar do erro, ele não foi transformado em vilão pelo técnico Jurgen Klopp:

É um gol que não deve acontecer, mas todos sabemos quantas vezes o Alisson já nos salvou em outros jogos. A minha confiança nele não se alterou."

Mycael - Rafael Ribeiro/CBF - Rafael Ribeiro/CBF
Mycael durante jogo da seleção brasileira sub-20
Imagem: Rafael Ribeiro/CBF

Mycael é a novidade

O técnico interino Ramon Menezes convocou Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras) e Mycael (Athletico-PR) para o gol. Os dois primeiros foram reservas de Alisson na Copa do Mundo e o terceiro é uma das novidades na lista. Campeão sul-americano sub-20 em fevereiro, tem 18 anos e ainda não estreou como profissional.

Alisson tem 61 partidas pela seleção brasileira e sofreu 22 gols. Ele veste a Amarelinha desde 2015. Dos titulares na Copa do Mundo, ele, Danilo, Alex Sandro, Thiago Silva, Neymar e Raphinha não foram convocados por Ramon. Thiago Silva e Neymar estão lesionados e Danilo mudou de posição de lateral-direito para zagueiro na Juventus. Ramon não foi questionado na coletiva de imprensa da convocação sobre a ausência de Alisson.

Quem esteve na Copa e não foi convocado:

Goleiro: Alisson (Liverpool-ING)

Laterais: Daniel Alves (sem clube), Danilo (Juventus-ITA) e Alex Sandro (Juventus-ITA)

Zagueiros: Bremer (Juventus-ITA) e Thiago Silva (Chelsea-ING)

Meio-campistas: Bruno Guimarães (Newcastle-ING), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING) e Everton Ribeiro (Flamengo)

Atacantes: Gabriel Jesus (Arsenal-ING), Gabriel Martinelli (Arsenal-ING), Neymar (PSG-FRA), Pedro (Flamengo) e Raphinha (Barcelona-ESP)