Topo

Corinthians

Lázaro tranquiliza após Renato Augusto sair machucado: 'Nada preocupante'

Fernando Lázaro durante coletiva de imprensa após Corinthians 3 x 0 Mirassol - Reprodução/Corinthians TV
Fernando Lázaro durante coletiva de imprensa após Corinthians 3 x 0 Mirassol Imagem: Reprodução/Corinthians TV

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2023 22h03

Após a vitória por 3 a 1 sobre o Santo André hoje (4), na Neo Química Arena, pela 12ª rodada do Campeonato Paulista. O técnico Fernando Lázaro fez questão de tranquilizar a torcida do Corinthians, sobre a situação de Renato Augusto, que deixou o gramado machucado ainda na primeira etapa.

Ele já havia feito uma avaliação, nada preocupante. Foi mais preventivo. Ele sentiu um incômodo após o choque, fizemos a troca. Vamos seguir avaliando, mas sem nenhum sinal de risco ao atleta"
disse Lázaro, em coletiva de imprensa pós-jogo.

Plano de jogo sem Renato? "Não tem muita hipótese. Não há plano de jogo sem adversário. O time fez um grande jogo no segundo tempo sem ele, mas contamos com ele para as quartas."

O que mais Lázaro disse

Formação do time

É um time que se consolidou. O que eu falo é a importância de ter vários atletas crescendo. A estrutura e a compreensão de todos vai facilitando isso. Não são 11 titulares, a temporada exige isso. Claro que está criando uma cara, mas o futebol é muito dinâmico. A disputa interna é muito sadia e vai potencializando os dois lados, quem está buscando o espaço e quem busca crescer.

Falta mais volume de finalizações?

A gente busca finalizar mais, porém a gente quer situações que sejam boas escolhas. Ao invés de finalizações sem grande risco, estamos construindo bem. A grande maioria é com potencial real de gol, o time se caracteriza por isso. Claro que queremos aumentar, temos trazido algumas coisas, como a finalização de fora. Temos qualidade para isso e a finalização espetacular do Renato mostra isso. Primeiramente, eles precisam ser boas, com potencial real de gol.

Desempenho na primeira fase

A equipe conseguiu ter bons momentos durante a primeira fase, em um nível interessante para 12 jogos em 1 mês e meio. Isso é um ponto alto. Ela veio crescendo, o que é positivo. Temos consigo repetir o padrão e manter as situações durante o jogo. É o crescimento do grupo. Ela chega em um estágio interessante para o mata-mata, satisfatoriamente na montagem de uma nova ideia, com boas amostras.

Bom momento em casa/mau momento fora

Claro que é um fator. Atmosfera, a torcida... Falamos isso antes do início do jogo. Trazer 45 mil pessoas em uma partida dessas, dá um novo olhar. A Arena dá uma condição de jogo muito boa. Temos que analisar muito bem fora. Não é justificar, mas algumas condições que acabamos muito enfrentando, como o forte calor e gramados muito alto, tira a intensidade durante os 90 minutos. Alguns detalhes pontuais que nós precisamos continuar buscando. Fizemos dois bons jogos contra São Paulo e Santos, em dois gramados que permitem essa boa condição. Contra Inter de Limeira e Portuguesa não, temos que analisar isso.

Paulinho

É um grande exemplo. Um cara muito determinado. Nunca tinha sofrido uma lesão dessa gravidade. A gente entendia que ele já podia fazer 45 minutos e até fez um pouco mais pela necessidade. Sabemos da importância dele. Tem um peso extraordinário, acrescenta um peso muito grande. Chama a responsabilidade e será muito importante na nossa sequência. Os minutos dele estão valendo a pena demais.

Fagner

Saiu do jogo anterior e sentiu um certo incômodo contra o Santos. Fizemos um controle de carga justamente para evitar. O retorno é gradual e era importante ele fazer muitos minutos. A substituição estava meio programada. O Du Queiroz faz muito bem o setor, entende muito bem. O Bruno ou o Du tem condições e, apesar de não ser a função principal, estão dispostos.

Time ideal

É importante esse debate, são dúvidas que trazem um crescimento geral. O time se ajustou com as ausências. O Giuliano fez um grande jogo na função e isso vai trazendo uma consistência ao time. As coisas se constroem assim, se ajustando. Saímos do jogo mais forte, pois estamos crescendo como grupo, além de como time.

Fausto Vera

Bom jogo, com boa participação. É um atleta com uma força muito grande, com doação e cobertura. É um atleta que faz parte do time, é um titular. Muito bom ver ele inserido no nosso projeto.

Pedrinho

É uma naturalidade. Chegou, está há 15 dias conosco, se ambientando. Entrou bem e está se soltado. Atleta de força e velocidade, que criou um grande lance, com chance real de gol. Satisfeito pela estreia. Sei que há uma ansiedade, mas temos trabalhado com tranquilidade e dando oportunidades o que vamos avaliar no dia a dia.

Torcida

Até evito, por conta da minha trajetória, para não parecer que estou forçando uma situação. É muito especial o peso que causa em nossa atmosfera. Sabemos disso. Não quero que pareça demagogia, mas tem horas no jogo que me desconecto olhando para cima. É fiel demais.

Corinthians