Topo

Paulista - 2023

Paulistão: Como funciona a distribuição de vagas na Copa do Brasil 2024

Paulistão distribui vagas na próxima Copa do Brasil - CBF
Paulistão distribui vagas na próxima Copa do Brasil Imagem: CBF

Do UOL, em São Paulo

04/03/2023 04h00

Cinco times do Paulistão terão vaga na Copa do Brasil do ano que vem, mas como a distribuição de vagas funciona? O UOL explica abaixo.

As cinco vagas serão do campeão paulista, do vice e dos outros três times de melhores campanhas. A pontuação levada em conta é a da classificação geral, que soma a primeira fase com as fases de mata-mata.

Palmeiras e São Bernardo são os únicos que já garantiram suas vagas. Só um deles vai chegar às semifinais, mas mesmo o eliminado já tem lugar garantido entre os três mais bem colocados da classificação final.

Restam três vagas para Corinthians, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e os demais concorrentes disputarem. Pelo menos um time do Brasileirão vai terminar o Estadual ainda sem vaga na Copa do Brasil do ano que vem.

E quem não conseguir?

O time que não garantir sua vaga no Paulistão, tem outros dois caminhos: classificar-se para a Libertadores e assim ganhar também uma vaga na Copa do Brasil; ou vencer a Copa Paulista, torneio jogado geralmente no segundo semestre por times do interior.

A última alternativa depende do desempenho alheio: torcer para os rivais estaduais. Se o mesmo clube garante vaga por dois meios, a lista corre no Estadual. Por exemplo: se o Palmeiras se classificar à Libertadores, a sexta melhor campanha do Paulistão ganha direito à vaga na Copa do Brasil 2024.

Como está a disputa

Com uma rodada restando na fase de grupos, São Paulo e Água Santa têm 20 pontos e são os primeiros que ainda não têm vaga na próxima Copa do Brasil. O caso é que eles se enfrentam nas quartas e só um estará na semifinal, por isso as chances de Corinthians (19 pontos) e Bragantino (17) aumentam. Os pontos continuam contando no mata-mata, somados à primeira fase para definir a classificação geral.

CBF mudou critério de classificação

A Copa do Brasil foi a última com distribuição de vagas pelo ranking nacional de clubes. América-MG, Bahia e Santos, entre outros, foram incluídos no mata-mata pela importância histórica e não pelo desempenho em 2022. Isso vai mudar no ano que vem.

Oitenta das 92 vagas na Copa do Brasil 2024 serão distribuídas nos estaduais. As outras 12 serão dos campeões da Copa do Nordeste, da Copa Verde, da Série B e também de quem se classificar à Libertadores 2024. Se o número de clubes brasileiros na próxima Libertadores não chegar a nove, as vagas restantes (entre as 12 citadas) são distribuídas no Brasileirão, na ordem da classificação.