Topo

Atlético-MG

Mudança tira Cruzeiro do caminho do Atlético-MG entre jogos da Libertadores

Hulk, do Atlético-MG, disputa a bola com jogadores do Cruzeiro no clássico pelo Campeonato Mineiro 2023 - Gilson Junio/AGIF
Hulk, do Atlético-MG, disputa a bola com jogadores do Cruzeiro no clássico pelo Campeonato Mineiro 2023 Imagem: Gilson Junio/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

05/03/2023 04h00

As semifinais do Campeonato Mineiro estão definidas com Atlético-MG x Athletic de um lado e América-MG x Cruzeiro do outro. Porém, os confrontos seriam diferentes não fosse uma alteração feita no regulamento da competição. Não fosse a mudança feita quatro dias antes da última rodada da primeira fase, Atlético e Cruzeiro se enfrentariam na semifinal, com o Galo envolvido nos duelos pela 3ª fase da Copa Libertadores.

De acordo com o texto original do regulamento, o time de melhor campanha na primeira fase enfrentaria o time de quarta melhor campanha, sem distinção de grupo. Neste caso, o Atlético que foi o líder geral, com 20 pontos, enfrentaria o Cruzeiro, que somou 12 pontos e teve o pior desempenho entre os semifinalistas. No entanto, o regulamento do Mineiro estava diferente do que aquilo que foi combinado pelos participantes do torneio, no arbitral realizado no fim do ano passado.

Entenda a confusão

As 12 equipes do Mineiro foram divididas em três grupos e ficou definido que os semifinalistas seriam os vencedores de cada grupo, além do segundo colocado de melhor campanha. Sendo que o time de melhor campanha obrigatoriamente enfrentaria o segundo melhor colocado numa semifinal, com os outros dois líderes se enfrentando na outra semifinal.

Porém, a redação do regulamento desconsiderou a possibilidade de um segundo colocado fazer campanha melhor do que o líder de uma outra chave. E foi justamente o que aconteceu, já que o Athletic ficou na 2ª posição no Grupo A, com 15 pontos, três a mais do que o Cruzeiro, que venceu o Grupo C. Por isso, na versão inicial do regulamento, disponibilizado pelo site da Federação Mineira de Futebol (FMF), as semifinais seriam entre Atlético x Cruzeiro e América x Athletic.

América foi contra a mudança

Para corrigir o erro cometido na redação do regulamento, a FMF convocou os 12 clubes participantes do Mineiro para uma reunião extraordinária, que aconteceu na última terça-feira (28), de forma remota. No encontro virtual, apenas o América se opôs à mudança, e por isso foi voto vencido. Assim prevaleceu o formato proposto aos clubes em outubro do ano passado.

Com o ajuste no regulamento, o Atlético, dono da melhor campanha, vai pegar o Athletic na semifinal, enquanto o América e Cruzeiro se enfrentam na outra. Galo e Coelho jogam com a vantagem de dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols, além da preferência do mando de campo na partida da volta.

Melhor para o Atlético, que tem jogos decisivos da Libertadores nos dias 8 e 15 deste mês e não terá nenhum clássico no meio do caminho. Após eliminar o Carabobo, da Venezuela, o clube alvinegro terá o colombiano Millonarios pela frente. O primeiro jogo será disputado em Bogotá e a volta em Belo Horizonte.

Atlético-MG