Topo

Gaúcho - 2023

Por que o primeiro Gre-Nal de 2023 é tão importante para Grêmio e Inter

Mano Menezes e Renato Gaúcho, técnicos de Inter e Grêmio - Ettore Chierenguini/AGIF // Pedro H. Tesch/AGIF
Mano Menezes e Renato Gaúcho, técnicos de Inter e Grêmio Imagem: Ettore Chierenguini/AGIF // Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/03/2023 04h00

Grêmio e Inter entram em campo classificados num clássico Gre-Nal que não deve mudar muito a tabela do Gauchão. Mas isso não quer dizer que o jogo não seja fundamental para ambos. Tanto que azuis e vermelhos valorizam o jogo ao máximo e fazem valer o clichê de que se trata de um "campeonato à parte".

Por que importa tanto ao Grêmio?

Para o Grêmio, o clássico deste domingo é o primeiro Gre-Nal da atual gestão. O comando capitaneado pelo presidente Alberto Guerra valoriza muito o enfrentamento com o rival para solidificar a campanha que é muito boa até agora.

O Grêmio vem de uma Série B longe do ideal e precisa recuperar a autoestima da torcida. Mesmo que tenha sido campeão gaúcho no ano passado, o fechamento da temporada manteve o ambiente de dúvidas na Arena, que vencer o Inter ajuda a superar.

Luis Suárez, responsável maior pela esperança dos gremistas, entra em campo contra o rival pela primeira vez.

Se vencer o Inter, o Grêmio abre nove pontos em relação ao Colorado e garante que uma eventual final em Gre-Nal tenha o jogo decisivo na Arena.

Por que importa tanto ao Inter?

O Inter não vence o Gauchão desde 2016. Neste período, viu o Grêmio se solidificar com sequência de conquistas que dura desde 2018 e sofreu nas mãos do rival. Bater o Tricolor simboliza esperança de reverter este cenário.

Mesmo que tenha encerrado 2022 em alta, o Colorado carrega a marca de ter sido eliminado exatamente pelo Grêmio no Estadual passado, ficando fora até mesmo da final.

O retorno de Renato Gaúcho coloca um novo ingrediente na rivalidade. Ídolo gremista, o treinador também serve como motivação para o rival, pois esteve no leme na sequência de triunfos recentes e provocações do Tricolor.

O que eles disseram

"Acredito que o palco está pronto e agora as estrelas, que são os jogadores, têm a oportunidade de mostrar, tanto para a torcida do Grêmio, mas também do Internacional. Espero que tenhamos um clássico de paz. Queremos dar exemplo ao Brasil todo. Tem sido ridículo alguns jogos pelo que vemos de violência, mas daremos exemplo. Temos todos os ingredientes para uma grande partida", Renato Gaúcho, técnico do Grêmio.

"Já tive a oportunidade de jogar Gre-Nal e, agora, mais um depois de alguns anos. Porém, agora, retornando ao futebol brasileiro é a primeira oportunidade. É sempre bom, estou um pouco ansioso para esse primeiro clássico. Tenho muita confiança que a nossa equipe está preparada para chegar e fazer um grande jogo", Alan Patrick, meia do Inter.