Topo

Renato diz que Grêmio foi superior no GreNal: 'Buscamos o gol o tempo todo'

Renato Gaúcho levou a melhor sobre Mano Menezes no GreNal 438  - Lucas Uebel / Grêmio
Renato Gaúcho levou a melhor sobre Mano Menezes no GreNal 438 Imagem: Lucas Uebel / Grêmio

Colaboração para o UOL, em Aracaju

05/03/2023 23h49

O Grêmio venceu o Inter no clássico com um gol no último minuto. Após a vitória emocionante, o técnico Renato Gaúcho exaltou o desempenho da equipe e disse que venceu o GreNal com justiça.

O Grêmio buscou o gol no primeiro tempo, buscou o gol da vitória mesmo depois de ter sofrido o empate, o Grêmio buscou nos 90 minutos. O gol saiu nos acréscimos, mas jogamos para ganhar o jogo todo. Foi um GreNal pegado, disputado, uma festa bonita nas arquibancadas, conversei com Mano para que a gente fizesse um bom GreNal, foi um bom futebol de ambos os lados, e o Grêmio foi superior no meu entender, até porque buscou o gol o tempo todo."

"O mais importante de tudo foi que deixamos os torcedores felizes, fizeram uma bonita festa e lotaram a Arena. O mérito é do grupo, que tem jogado bem e conquistado muitas vitórias. Vencemos o GreNal e temos um aproveitamento muito bom até então", completou Renato Gaúcho.

O Grêmio desperdiçou ao menos três chances claras de gol no clássico. Renato comemorou a capacidade criativa da equipe, mas cobrou mais tranquilidade na hora de finalizar.

"Não estamos tendo muito tempo para treinar as finalizações, quando dá a gente treina, mas me deixa feliz de ter criado, temos criado muitas situações. O que está faltando é o último passe, o jogador se precipita, precisa ter mais tranquilidade para saber qual a melhor jogada. E na hora de finalizar também, precisa ter tranquilidade, o desespero é do rival, às vezes a gente desperdiça porque quer fazer o gol rápido."

Confira mais trechos da coletiva:

GreNal foi o teste da temporada?

"Um GreNal é um campeonato à parte, tem a rivalidade entre as torcidas. É sempre um jogo difícil o GreNal, toda rodada me perguntam se é o teste final, não tem mais jogo fácil, os exemplos estão em todo o Brasil, ninguém ganha jogo com a camisa, o estadual é duro, as equipes se retrancam bastante, te dão poucos espaços, você tem que ter qualidade para entrar na defesa do adversário. Hoje pegamos um rival mais forte e nos comportamos bem, buscamos, criamos, fizemos os gols, vencemos, sempre buscamos as vitórias, não importa o adversário, sempre preparo minhas equipes para vencer, meu time sempre busca a vitória, hoje fiquei satisfeito não só pelo resultado, mas pelo que a equipe apresentou em campo, marcamos, não demos muitas oportunidades ao rival, criamos mais uma vez bastante e vencemos, é para isso que trabalhamos."

Escolhas para o clássico

"Sempre busco a vitória, não coloco minha equipe em campo de acordo com o adversário, treino minha equipe independente do adversário, essa confiança que passo para minha equipe. Eu sabia que o Mano não ia jogar da forma como vinha jogando, tinha certeza, mas não foi por isso que mudamos um ou outro jogador, as escolhas foram certas e não porque nós vencemos a partida. É muita gente boa, em cada posição tenho dois bons jogadores, mas sou pago para decidir e vou sempre buscar o melhor, nem sempre vamos vencer, mas não vou armar minha equipe dependendo do local do jogo ou do adversário, não quero saber, eu preparo minha equipe para vencer."

Vina encaixou no time?

"Temos vários encaixes, temos um grupo, nem sempre vamos jogar com os mesmos jogadores. O importante é uma briga boa entre todos eles em todas as posições. Se o jogador rendeu, continua jogando, o importante é ter jogadores que possam entrar e mudar a partida. Hoje mesmo foi assim, temos plano A e plano B."

Pode fazer mais?

"Só se eu voltar a jogar, aí vou fazer muito mais, o que posso fazer mais? Vou botar minha estátua para jogar. Todo treinador é criticado, é normal, mas tem gente que é contra o Renato. Eu fui embora e o Grêmio caiu para a segunda divisão, e teve alguns idiotas que culparam o Renato, eu montei um grupo que eu ia brigar lá em cima, fui embora, se desfizeram de vários jogadores, colocaram os garotos na hora errada e eles não suportaram a pressão, deu no que deu. Essa é a realidade do porquê o Grêmio foi para a segunda divisão, mas alguns não criticam o trabalho, criticam o Renato, eu vou muito bem com a torcida."

Avaliação do trabalho

"A gente trabalha para vencer os jogos e temos vencido, esse ano tivemos apenas um empate com o São Luiz com uma equipe totalmente diferente, o resto dos jogos, nós vencemos. O trabalho está ótimo, pelo menos na minha opinião, se alguém achar que o trabalho está ruim, o que está bom então? Hoje, se for buscar todos os clubes do Brasil, duvido que alguém tenha aproveitamento melhor do que o Grêmio, o que está faltando? Os resultados estão aí, o trabalho está bem feito e os jogadores estão dando a resposta."

Pênalti em Ferreira?

"Gostei da arbitragem do Vuaden, mas achei pênalti no Ferreira. A regra é bem clara, quando o goleiro toca na bola e depois no jogador, não é pênalti, no replay que vi no vestiário, o Ferreira toca a bola do lado e em momento algum o goleiro do Inter encosta na bola, só encosta no Ferreira, como isso não é pênalti? O goleiro em momento algum encosta na bola, encosta no jogador, quem entende futebol sabe que foi pênalti. Se o Vuaden fosse olhar no VAR, ele daria o pênalti."