Topo

Carioca - 2023

Ex-árbitra vai entregar troféu da Taça Guanabara a Flamengo ou Fluminense

Simone Xavier, ex-árbitra do Rio de Janeiro - Divulgação
Simone Xavier, ex-árbitra do Rio de Janeiro Imagem: Divulgação

Luiza Sá

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/03/2023 15h00

A ex-árbitra Simone Xavier entregará o troféu da Taça Guanabara a Flamengo ou Fluminense após o clássico desta quarta-feira. As equipes definem o campeão no Maracanã, às 21h10 (de Brasília).

A ação da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FFERJ) é em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março.

Quem é ela

  • Hoje com 48 anos, Simone abriu portas na arbitragem quando ingressou no quadro da Ferj em 2000.
  • Ela foi formada pela escola de arbitragem da federação. Atualmente, é professora de Educação Física da Rede Municipal do Rio, formada pela Universidade Federal Rural.
  • Em 2007, Simone passou a ser árbitra CBF e em 2009 fez parte do quadro da Fifa.

Em 2016, Simone encerrou a carreira nos campos. Atualmente, ela é instrutora de arbitragem no futebol do Rio.

"Durante minha trajetória sempre precisei provar minha competência, driblando preconceito de gênero e cor. Eu me motivava quando ouvia de integrantes de clubes ou equipes que era uma irresponsabilidade me colocar para apitar um jogo. Era hora de me superar"

"Participei de vários jogos internacionais, mas tenho dois que me marcaram muito: a estreia na Série A com Flamengo x Friburguense e também por ter sido convidada pela craque Marta para apitar a inauguração do seu Centro de Treinamento em Alagoas. Fiquei muito feliz"

Quem vencer fica com o troféu da Taça Guanabara. O Flamengo precisa apenas de um empate para faturar o primeiro turno do Campeonato Carioca. Já o Flu precisa sair com os três pontos. O jogo acontece no Maracanã às 21h10 (de Brasília).