Topo

Ferroviário vira sobre o Santa Cruz, avança no Nordestão e elimina Sampaio

Jogadores de Ferroviário e Santa Cruz disputam bola no Nordestão - Lucas Emanuel/AGIF
Jogadores de Ferroviário e Santa Cruz disputam bola no Nordestão Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

08/03/2023 21h01

O Ferroviário não desistiu em nenhum momento nesta quarta-feira (8), no estádio Presidente Vargas.

O time começou perdendo para o Santa Cruz, mas buscou a virada e a conquistou nos acréscimos. A equipe cearense agora é vice-líder do Grupo A do Nordestão e está garantida na próxima fase.

De quebra, ainda eliminou o Sampaio Corrêa e fechou o G-4 da chave. Fortaleza, CRB e Sport já vão para a próxima fase, mas definem posições na última rodada.

Os gols da partida foram marcados por Ciel e Erick Pulga, para os donos da casa, e Pipico para os visitantes.

Santa Cruz se mantém vivo, mas se complica. O time pernambucano precisa vencer os dois jogos que ainda lhe restam para ir às quartas de final do torneio. Está em 5º, com oito pontos, a dois do G-4. Os próximos adversários são difíceis: Sport e Fortaleza.

Como foi o jogo

O Santa Cruz começou o primeiro tempo indo mais para cima e produziu boas chances, além de ter aberto o placar.

Na volta do intervalo, porém, foi o Ferroviário quem comandou o jogo e aumentou a intensidade logo de início, com correria e chegadas perigosas. O time insistiu tanto que chegou ao empate e à virada já na reta final da etapa.

Lances importantes

2 minutos do 1º tempo: Chutaço de Felipe Gedoz, mas Douglas Dias voa para defender no canto direito.

13 minutos do 1º tempo - 0 a 1: Gedoz tocou a bola para Maranhão, que finalizou. Douglas Dias defendeu, mas deu rebote e Pipico empurrou para a rede.

30 minutos do 1º tempo: Jefferson Feijão deu bom passe para Maranhão. Ele ficou de frente para o goleiro Douglas Dias, mas desperdiçou a chance.

9 minutos do 2º tempo: Felipe Guedes tocou para Lincoln dentro da grande área, que encheu o pé. A bola parecia que iria entrar, mas Marcus Carioca impediu o gol de empate do Ferroviário.

15 minutos do 2º tempo: Jogadaça de efeito de Ciel. Ele passou nas canetas de Lucas Silva, do Santa Cruz, e chutou. A bola saiu fraca, sem grande perigo, mas valeu a tentativa.

21 minutos do 2º tempo: Erro de saída de bola do Santa Cruz e Ciel ficou com a bola. Ele rolou para Juninho Quixadá, que rabiscou e chutou, mas a linha defesa conseguiu bloquear a finalização.

26 minutos do 2º tempo: Primeira boa chegada do Santa Cruz no segundo tempo. Arthur Santos toca para Dayvid dentro da área, mas o atacante chuta cruzado para fora.

31 minutos do 2º tempo: Triangulação perfeita. O Santa Cruz subiu no contra-ataque. Dayvid e Pipico fizeram bom lance para Anderson Ceará. Ele bateu forte, mas Douglas Dias fez a defesa. No rebote, Pipico tentou ampliar, mas chutou para muito longe.

34 minutos do 2º tempo - 1 a 1: Lei do ex! Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para o experiente Ciel, que só deslocou o goleiro Michael e garantiu o empate do Ferroviário.

47 minutos do 2º tempo - 2 a 1: O Ferroviário insistiu tanto que conseguiu a virada. Erick Pulga roubou a bola no meio de campo e correu até a grande área. Na saída de Michael, ele bateu devagarzinho e balançou a rede. A torcida enlouqueceu no estádio.

Próximos jogos

O Ferroviário pega o Fortaleza no próximo domingo (12), pelo primeiro jogo de semifinal do Campeonato Cearense. O Santa Cruz enfrenta o Sport no sábado (11), pelo Pernambucano, às 16h30.

FICHA TÉCNICA

Ferroviário 2 x 1 Santa Cruz
Data: 08/03/2023
Local: Estádio Presidente Vargas
Hora: 19h (de Brasília)
Cartões amarelos: Mattheus Silva (FAC), Arthur (STA), Michael (STA), Marcus Carioca (STA), Erick Pulga (FAC)
Cartões vermelhos:
Gols:
Pipico (STA), aos 13' do 1º tempo (0-1); Ciel (FAC), aos 34' do 2º tempo (1-1); Erick Pulga (FAC), aos 47' do 2º tempo (2-1)

Ferroviário: Douglas Dias; Rodrigo Negueba (Andrezinho), Fabão (Thiaguinho), Roni Lobo e Mattheus Silva; Felipe Guedes (Juninho Quixadá), Lincoln, Vinícius Paulista (Edgar Silva); Deysinho, Ciel e Erick Pulga. Técnico: Paulinho Kobayashi.

Santa Cruz: Michael; Jefferson Feijão, Gabriel Yanno, Zan Oliveira e Marcus Carioca; Daniel Pereira (João Erick), Arthur, Felipe Gedoz (Anderson Ceará); Lucas Silva, Pipico (Gabriel Cardoso) e Maranhão (Dayvid). Técnico: Ranielle Ribeiro.