Topo

Carioca - 2023

Punições a organizadas voltam a valer e vão além de Flamengo e Vasco

Torcedores saem de Caxias com destino ao Maracanã, portando paus e ferros - Reprodução de vídeo
Torcedores saem de Caxias com destino ao Maracanã, portando paus e ferros Imagem: Reprodução de vídeo
Igor Siqueira e Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/03/2023 18h48

A Policia Militar do Rio de Janeiro informou que, "por decisão da Justiça", nenhuma torcida organizada terá autorização para acessar o Maracanã na noite de hoje (8), no clássico entre Flamengo e Fluminense, pelo Campeonato Carioca.

Segundo o UOL apurou, a PM colocou em vigor as medidas de afastamento que o Ministério Público do Rio de Janeiro havia determinado anteriormente às discussões do novo termo de ajustamento de conduta (TAC), que acontece depois da aprovação do Projeto de Lei que previa a anistia das organizadas.

Desta maneira, Young Flu, do Fluminense, e Fúria Jovem, do Botafogo, também voltam a estar proibidas de frequentar praças esportivas.

No caso da torcida do Tricolor, o Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe-RJ) já havia até desenhado o esquema de escolta para o clássico de logo mais, que vale o lugar mais alto do pódio da Taça Guanabara.

A Raça Rubro-Negra e a Torcida Jovem do Flamengo, assim como a Força Jovem Vasco ,já estavam punidas desde ontem (7), depois das brigas que ocorreram antes do clássico do último domingo.

Após o Bepe informar a suspensão por 90 dias, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), através do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos da Capital, afastou as três organizadas por tempo indeterminado e em todo o território nacional.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, um torcedor ferido na briga morreu ontem (7), no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio de Janeiro.

Em nota publicada nesta noite, a PM defendeu o esquema de escolta feito no último domingo, que foi alvo de críticas das organizadas de Flamengo e Vasco, além da Associação Nacional das Torcidas Organizadas (Anatorg).

Veja a nota da PM

"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o comando do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios planejou os trajetos que foram feitos pelos torcedores em reunião prévia junto às lideranças dos clubes do clássico Flamengo x Vasco, além da ANATORG, a associação de torcida organizada. O esquema teve como fim facilitar o ingresso dos torcedores aos portões de acesso especificados para cada equipe e evitar possíveis encontros de torcedores rivais.

Segundo o planejamento, a torcida do Flamengo deveria desembarcar na estação de trem de São Cristóvão, como de praxe, sendo escoltados desde a estação de Madureira até a entrada do setor Norte, nos acessos E e F do estádio. Já a torcida do Vasco saiu das imediações de São Januário, a pé, escoltados por policiais militares, seguindo pela Rua Visconde de Niterói, passando pelo viaduto da Mangueira, seguindo até o estádio do Maracanã.

O comando da unidade ressalta que houve um entendimento por parte do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE), após consulta ao Ministério Público, que as torcidas estavam autorizadas - à exceção de uma torcida do Vasco. A partir disso, o protocolo de escolta foi inserido no planejamento do policiamento.

Em relação a escolta dos torcedores do Fluminense, durante reunião com as lideranças das torcidas nesta terça (07/02), a liderança do Fluminense dispensou a escolta, voltando atrás da decisão posteriormente. Porém, por determinação da justiça nesta quarta-feira (08/02), todas as torcidas organizadas estão proibidas de acessar o estádio. A medida possui validade imediata, inclusive para o jogo de hoje, entre Flamengo e Fluminense.

O policiamento que seria destacado para a escolta, será aplicado ao efetivo nas imediações do estádio"