Topo

Vasco repudia fala de Sandro Meira Ricci sobre racismo em São Januário

São Januário é um dos principais palcos da luta antirracista no futebol nacional - Rafael Ribeiro/ Vasco
São Januário é um dos principais palcos da luta antirracista no futebol nacional Imagem: Rafael Ribeiro/ Vasco

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/03/2023 22h49

O Vasco da Gama, por meio de seu Conselho Deliberativo, divulgou um comunicado nesta quarta (8) no qual repudia uma declaração do ex-árbitro Sandro Meira Ricci, hoje comentarista de arbitragem no "Sportv".

Sandro Meira Ricci se enganou em relação a uma suposta atitude racista da torcida do Vasco em São Januário no ano passado, que não aconteceu. O equívoco se deu durante a transmissão do jogo entre Ponte Preta e Brasil de Pelotas, ontem (7), pela Copa do Brasil.

No mal-entendido, o técnico Hélio dos Anjos acusou os vascaínos de entoarem cantos racistas no estádio. Porém, os torcedores estavam imitando um latido de cachoro para o volante Yuri, que era chamado de "pitbull". O hábito tornou-se comum em São Januário. À época, o próprio treinador reconheceu o erro e se desculpou.

"O Club de Regatas Vasco da Gama, através de seu Conselho Deliberativo, vem a público manifestar sua repulsa e indignação frente às declarações do ex-árbitro e comentarista Sandro Meira Ricci, na noite dessa terça-feira, durante transmissão pelo SporTV da partida Brasil de Pelotas x Ponte Preta, de um suposto incidente de racismo relacionado ao técnico Hélio dos Anjos em nosso estádio de São Januário, em partida do Campeonato Brasileiro da Série B 2022", diz a nota.

No comunicado, o Vasco narra sua história de luta contra o racismo, tendo sido um dos primeiros clubes do Brasil a aceitar jogadores negros em suas fileiras.

No programa do "Sportv" que sucedeu o jogo de ontem, Sandro Meira Ricci entrou ao vivo para se desculpar com o Vasco e seus torcedores (veja abaixo), o foi elogiado pela nota.

"Falar em racismo em nosso estádio de São Januário é atentar contra a dignidade do Vasco da Gama e de seus milhões de torcedores. A reação imediata de milhares de vascaínos e vascaínas pelas redes sociais, do Vasco da Gama SAF, através de sua diretoria de comunicação, e dos Poderes do CRVG, que encontravam reunidos em sessão do Conselho Deliberativo, é mostra que situações como essa não serão toleradas e receberão a mais veemente repulsa", diz o comunicado.

"A ocorrência que ensejou o inaceitável comentário do ex-árbitro já havia sido esclarecida durante a própria partida e registrada na súmula da arbitragem. A retratação inicial de Sandro Meira Ricci, depois complementada com mais esclarecimentos e um pedido de desculpas na própria transmissão, foi importante para esclarecer o caso", acrescentou o Vasco.