Topo

Fluminense

Marcelo diz que decisão pelo Flu foi rápida e evita previsões de estreia

Marcelo beija escudo da camisa do Fluminense em sua apresentação no Maracanã - Carl de Souza/AFP
Marcelo beija escudo da camisa do Fluminense em sua apresentação no Maracanã Imagem: Carl de Souza/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/03/2023 22h48

Marcelo falou as primeiras palavras para a imprensa pelo Fluminense. O jogador, criado em Xerém, ressaltou a todo momento o sensação de voltar para casa.

Como foi a decisão de voltar: "A gente vinha conversando há muito tempo. Foi rápido quando decidimos que seria real esse sonho de voltar. A negociação foi rápida, sabíamos o que queríamos, depois foi só pensar como fazer. Não teve tempo de pensar nas coisas."

Festa da torcida: "Quando entrei no campo passou um filme. Voltando para casa, mesmo que tenha falado quando saí que não era o momento, que queria jogar na Europa. Quando saí do Real comecei a entender mais como seria a volta para o Fluminense. O coração falou mais alto. O Enzo está em Madri, é difícil deixar ele lá, vir, ficar longe. O coração falou mais alto, estamos voltando para casa, para o clube que me formou. Fui para a seleção a primeira vez jogando pelo Fluminense, foi uma vitrine muito grande para mim. O amor que tenho. Conversei com todos e foi bem legal voltar a sentir isso, essa vontade de vestir a camisa outra vez. A palavra certa é gratidão. Estou muito feliz"

Lateral ou meia? "Sou um privilegiado de voltar, jogo em qualquer lugar. Tudo que for para ajudar. Já tive conversas com o Diniz, não preciso falar o que conversamos. Vou tentar ajudar, é o mais importante. Não estou preocupado com a posição".

Data de estreia: "Não tem como saber quando vou estrear, mas vamos tentar o mais rápido possível. Tenho tudo para fazer, exames, treinos. Só ver agora com os preparadores e treinador o melhor momento e ficar disponível".

Papel de Fred: "Conversei com o Fred, vi a despedida, vi o projeto do Fluminense com ele. Legal ver o Fred saindo em paz com ele mesmo, feliz. Conversei com ele antes de ter a decisão rápida, com o Marcão também. Não é todo clube que faz isso pelo jogador, repatriar assim, trazer de volta. O carinho da torcida foi uma coisa que eu não pensava. Na rua as pessoas falam comigo, mas hoje foi uma amostra de carinho grande, fiquei feliz de saber que no Fluminense é assim. fico feliz de voltar e quero retribuir tudo dentro de campo"

Marcelo não quis falar sobre possíveis cargos ou uma volta ao Real Madrid no futuro. O jogador ressaltou que quer passar anos no Fluminense.

Veja a entrevista na íntegra:

Decisão de voltar

A gente vinha conversando há muito tempo. Foi rápido quando decidimos que seria real esse sonho de voltar. A negociação foi rápida, sabíamos o que queríamos, depois foi só pensar como fazer. Não teve tempo de pensar nas coisas.

Festa

Quando entrei no campo passou um filme. Voltando para casa, mesmo que tenha falado quando saí que não era o momento, que queria jogar na Europa. Quando saí do Real comecei a entender mais como seria a volta para o Fluminense. O coração falou mais alto. O Enzo está em Madri, é difícil deixar ele lá, vir, ficar longe. O coração falou mais alto, estamos voltando para casa, para o clube que me formou. Fui para a seleção a primeira vez jogando pelo Fluminense, foi uma vitrine muito grande para mim. O amor que tenho. Conversei com todos e foi bem legal voltar a sentir isso, essa vontade de vestir a camisa outra vez. A palavra certa é gratidão. Estou muito feliz.

Outras propostas

Não tem dinheiro que pague o amor que tenho pelo Fluminense. Hoje deu para ver claramente. Jogar em outro clube, ganhar títulos, o que vivi hoje e quero retribuir é dentro de campo. Tiveram outras coisas, mas o Fluminense é a minha casa. Vocês viram a alegria dos meus filhos. Não tem coisa melhor.

Sentimento de voltar

O sentimento é incrível. Não tinha noção até chegar. Pensava que seria maneiro, mas vi o carinho da torcida. Fiquei até surpreso, sem palavras. Estou ansioso para jogar no Maracanã vestindo a camisa do Fluminense. Depois de 17 anos voltar, estamos todos ansiosos e esperando o momento.

Filho falando que será campeão da Libertadores

O que a criança escuta é normal repetir. Está feliz, eufórico, tentei conversar antes explicando o que significava a Libertadores, óbvio que ele quer que eu ganhe tudo. Criança tem que falar o que sente. Estou ansioso, esperando o melhor momento para começar a treinar e pensar em jogar. Quero jogar a Libertadores e possivelmente brigar para chegar na final e ganhar.

Posição no time

Sou um privilegiado de voltar, jogo em qualquer lugar. Tudo que for para ajudar. Já tive conversas com o Diniz, não preciso falar o que conversamos. Vou tentar ajudar, é o mais importante. Não estou preocupado com a posição.

Legado

Fico muito feliz, meu objetivo sempre foi chegar ao lugar mais alto na carreira. Faço de tudo para deixar meu legado. Quando vejo os jovens subindo para o profissional, sendo vendidos com 18 anos e esses garotos são as promessas que também fui. Se tem algum jovem do Fluminense que subiu e estava aqui hoje, vi alguns, pode ser pelo meu legado. Fico muito feliz de vê-los aqui, vou poder estar perto e ajudar.

Quando fica disponível

Estou muito feliz de ver o time super bem, vou dar o meu máximo para ficar no mesmo ritmo dos jogadores. Única coisa que tenho que fazer é estar disponível o mais rápido possível.

Não tem como saber quando vou estrear, mas vamos tentar o mais rápido possível. Tenho tudo para fazer, exames, treinos. Só ver agora com os preparadores e treinador o melhor momento e ficar disponível.

Fred

Conversei com o Fred, vi a despedida, vi o projeto do Fluminense com ele. Legal ver o Fred saindo em paz com ele mesmo, feliz. Conversei com ele antes de ter a decisão rápida, com o Marcão também. Não é todo clube que faz isso pelo jogador, repatriar assim, trazer de volta. O carinho da torcida foi uma coisa que eu não pensava. Na rua as pessoas falam comigo, mas hoje foi uma amostra de carinho grande, fiquei feliz de saber que no Fluminense é assim. fico feliz de voltar e quero retribuir tudo dentro de campo.

Pressão para jogar

Sei da pressão que é jogar no Brasil. É difícil. O campeonato está crescendo cada vez mais, sempre vai surpreender. Acho legal esse desafio, sei que tem que ter resultado, o jogador tem que vir ganhar. Vou dar meu máximo para ganhar jogos e dar alegria ao torcedor. Quero ter o resultado a curto prazo, tenho que render e me esforçar. Tem muita pressão em mim, preciso ter resultado.

Críticas pela forma física

Eu nem leio nada, não vejo e não me importa. Quando se ganha ou se perde é igual. Críticas ou falar por falar sempre vai ter. Não me afeta, cada um fala o que quer. Estou focado onde preciso, estou feliz e quero estar o mais rápido possível em campo.

Avô

Quando falo do meu avô todos já conhecem, contei as histórias. Quando entrei com a minha família tenho certeza que meu avô está feliz, realizado em algum lugar da vida. Tudo que ele fez por mim deu certo. Sou um exemplo para os jovens e hoje retornando ao clube onde fomos tão felizes tenho certeza que está realizado e escreveu nas coisas dele, porque ele escrevia muitas coisas. Sou muito família e acredito que os jovens tem que se apegar à família, entender os propósitos. Quando você é pequeno não tem noção. Tive filho muito novo e fui entender o carinho do meu pai aí.

Fluminense