Topo

Sport

Qual o segredo do Sport para ter o melhor ataque da elite do Brasil em 2023

Vagner Love é uma das armas do Sport no ataque - Rafael Vieira/AGIF
Vagner Love é uma das armas do Sport no ataque Imagem: Rafael Vieira/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/03/2023 04h00

O melhor ataque entre os times das Séries A e B do Brasil é do Sport. Com 42 gols, o Leão apresenta rendimento impressionante e pulou na frente em seu grupo na Copa do Nordeste. Por isso, a reportagem do UOL foi tentar entender quais os segredos da força ofensiva do Rubro-Negro.

Números impressionantes

O Sport estufou a rede rival em 15 dos 16 jogos que disputou neste ano, sendo a equipe que mais celebrou gols na temporada até aqui. Em média, o Cuiabá, autor de 32 gols em 11 jogos, é superior.

É a força do trabalho dos atletas e da comissão técnica, que têm se dedicado muito desde a apresentação, nos treinamentos, no dia a dia. A força do trabalho deles, o comprometimento com o objetivo da instituição, acima de tudo, é a força que eles têm. Juntamente com o comprometimento de todas as áreas do clube que estão muito envolvidas no objetivo. Isso é uma filosofia de trabalho da nossa direção que contamina todo mundo Jorge Andrade, executivo de futebol do Sport

Contratações, manutenção, ótimas fases

O Sport contou com um 'combo' positivo para 2023. Começando pela manutenção de boas peças do elenco que por pouco não conquistou o acesso para Série A deste ano. Nomes como Fabinho, Vagner Love e Labanderia foram mantidos no grupo.

A contratação de reforços importantes também pesou neste início de temporada. Jogadores como Matheus Vargas, Igor Cariús e Jorginho acrescentaram bastante ao time treinado por Enderson Moreira, que também chegou em 2023.

Por fim, boas fases individuais, sobretudo de Luciano Juba e Vagner Love, impulsionam o Leão.

"O Vagner Love joga feito garoto, com todos os fundamentos que um jogador do tamanho dele oferece como diferencial. Para recuar e construir, infiltrar, trombar com a zaga, está muito forte fisicamente, e finaliza com a categoria que conhecemos", opinou Antonio Gabriel, jornalista da Rádio Jornal Recife

"Falar do desempenho ofensivo do Sport se tornou quase um sinônimo de Luciano Juba. Que desequilibra o jogo em termos de passe, finalização e bola parada. E realmente muito disso está ligado ao meia", acrescentou Douglas Batista, analista de desempenho do Footure.

Marcação alta e seriedade

Os argumentos do Sport também são coletivos. A marcação no campo ofensivo e a seriedade com que encara os jogos faz crescer o número de gols marcados, como nas goleadas contra Bahia (6 a 0) Íbis (5 a 0) e Belo Jardim (6 a 1).

"O Leão sob o comando de Enderson demonstra uma boa marcação alta, recuperando a bola bem próxima ao gol do adversário. Com os volantes obtendo destaque ao avançarem para pressionar", opinou Batista.

"É um time que joga sério, é competitivo o tempo todo e muito letal. Aproveita as chances que tem, e se tiver tempo, goleia, não para de jogar nunca", finalizou Gabriel.

Sport