Zagueiro do Fla acredita em terraplanismo e segue perfis sobre o assunto
Em pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha em 2020, 7% da população brasileira acredita que a Terra plana. E entre este grupo está o zagueiro Pablo, do Flamengo.
Segue perfis sobre o tema
Pablo segue dois perfis no Instagram sobre o tema: "Fatos do Plano" (@terra_planistas), com mais de 24 mil seguidores, e "A Terra Plana" (@aterraplana), com pouco mais de mil seguidores.
Entre as postagens, por exemplo, há muitos questionamentos sobre a Nasa e a tese de que a Terra é redonda.
O UOL procurou o Flamengo e a assessoria particular do jogador, mas ele preferiu não dar entrevista para falar sobre o assunto.
A reportagem, no entanto, apurou que, de fato, ele crê nas teorias terraplanistas, e que o assunto chegou ao vestiário rubro-negro quando descobriram que Pablo seguia as páginas sobre o tema.
Astros da NBA terraplanistas
Pablo não está sozinho no mundo dos esportes quando o assunto é o terraplanismo. A NBA, por exemplo, reúne a maior quantidade de atletas que acreditam na teoria.
O ex-jogador e astro Shaquille O'Neal, por exemplo, é um dos maiores entusiastas, e puxa a fila de um grupo que tem Kyrie Irving, Draymond Green e Wilson Chandler.
Clube de futebol terraplanista
No meio do futebol há, inclusive, um clube dedicado ao terraplanismo. É o Flat Earth FC, da terceira divisão da Espanha.
"Somos um clube de futebol profissional que joga a terceira divisão da Espanha e que nasce para unir as vozes de milhões de terraplanistas e de todas aquelas pessoas que buscam respostas", diz o presidente do clube, Javi Poves, na página da agremiação no Instagram.
Em outra postagem, o Flat Earth FC se diz o "o primeiro clube que luta para divulgar a verdade do mundo em que vivemos".
Na última temporada, o Flat Earth FC ficou na terceira colocação da terceira divisão espanhola.
Professores combatem o terraplanismo
Na contramão da teoria de que a Terra é plana estão alguns professores e sociólogos que resolveram criar um site e um podcast combatendo o terraplanismo. Chamado de "A Terra é Redonda", ele tem como objetivo principal frear o movimento anticiência.
"Um dos princípios do site é que ele é contra o terraplanismo geral, não exatamente o pensamento de que a Terra é plana, mas a anticiência", disse ao UOL, em 2020, o professor Ricardo Musse, do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.