Topo

La Liga - 2022/2023

Raphinha marca, Barcelona vence e alivia crise por escândalo de arbitragem

Raphinha, do Barcelona, comemora gol contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol - Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
Raphinha, do Barcelona, comemora gol contra o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol Imagem: Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/03/2023 18h58

Raphinha marcou, e o Barcelona venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0, hoje, fora de casa, pela 25ª rodada do Campeonato Espanhol. Os blaugranas lideram a competição de forma isolada.

Em jogo disputado e com muita correria, o Barça contou com o talento do brasileiro e uma boa atuação do goleiro Ter Stegen para diminuir a crise pelo escândalo por "compra de árbitros". Raphinha chegou ao nono gol e é o vice-artilheiro do clube na temporada.

O Bilbao chegou ao empate no fim do jogo, mas o VAR apontou toque de mão no início da jogada que culminaria no tento de Iñaki.

A partida marcou a volta de Lewandowski, que estava com problemas físicos. O polonês, porém, teve uma atuação discreta e parou na trave em sua melhor chance, no segundo tempo.

O Barcelona chegou a 65 pontos, lidera o Espanhol e agora se prepara para enfrentar o Real Madrid, domingo, às 17h (de Brasília), no Camp Nou. O Bilbao encara o Real Valladolid nesta sexta, às 17h (de Brasília).

Como foi o jogo

Bilbao encurrala Barcelona. Jogando em casa, o Bilbao apostou na marcação alta e na velocidade para segurar o líder do Campeonato Espanhol. A estratégia incomodou os blaugranas, que tiveram dificuldades para trocar passes e chegar ao gol adversário.

Protesto por escândalo de arbitragem. Aos 30 minutos do primeiro tempo, parte da torcida do Bilbao atirou notas com o símbolo do Barcelona em alusão ao processo por "compra de árbitros". A informação é da ESPN.

Barça equilibra, e Raphinha não perdoa. Os comandados de Xavi cresceram no decorrer do primeiro tempo, se adaptaram ao jogo de Bilbao e chegaram ao gol em chute pela direita de Raphinha.

Xavi reorganiza time, mas Bilbao complica Ter Stegen. Os blaugranas controlaram a posse de bola e tiveram espaço para atacar no decorrer do segundo tempo. Em busca do empate, o Bilbao foi ao ataque, mas mesmo sem o mesmo fôlego do primeiro tempo, obrigou o goleiro adversário a fazer boas defesas e garantir a vitória.

Gols e lances importantes

Lewa para no goleiro. Aos 15 minutos do primeiro tempo, o polonês recebeu lançamento, mas adiantou demais, e Agirrezabala ficou com a bola antes do atacante finalizar.

Ter Stegen salva. Aos 31 minutos do primeiro tempo, Bilbao rouba a bola e parte em velocidade. Iñaki finaliza e o goleiro do Barça manda para escanteio. Na cobrança, Raúl Garcia cabeceia e a bola acerta o travessão.

0 a 1. Raphinha marca e VAR confirma. Aos 47 minutos do primeiro tempo. Raphinha recebeu de Busquets pela direita e, dentro da área, finalizou. A arbitragem marcou impedimento, mas o VAR apontou posição legal e validou o gol.

Lewa fica na trave. Aos 6 minutos do segundo tempo, Balde cruzou na cabeça do polonês, que subiu mais que a zaga para cabecear. A bola, porém, raspou a trave do Bilbao.

De novo Ter Stegen! Aos 26 minutos do segundo tempo, Berenguer carregou pela esquerda e finalizou para defesa de Ter Stegen. Já aos 33, o goleiro defendeu um perigoso chute cruzado de Muniain.

Iñaki marca, e VAR anula. Aos 42 minutos do segundo tempo, Iñaki recebe lançamento, fica cara a cara com Ter Stegen e empata. O VAR, porém, apontou toque de mão de Muniain no início da jogada.

FICHA TÉCNICA

Athletic Bilbao x Barcelona

Competição: 25ª rodada do Campeonato Espanhol
Data e horário: 12 de março de 2023, às 17h (de Brasília)
Local: San Mamés, em Bilbau, na Espanha
Árbitro: Jesús Gil Manzano
Cartões amarelos: Iñaki (Athletic Bilbao); Sergi Roberto (Barcelona); Zagarra (Athletic Bilbao)
Gol: Raphinha (Barcelona), aos 47 minutos do primeiro tempo

ATHLETIC: Agirrezabala; De Marcos (Capa), Vivian, Iñigo Martínez e Balenziaga (Berchiche); Dani García, Vesga (Zarraga), Nico Williams, Raúl García (Muniain) e Berenguer (Guruzeta); Iñaki Williams. Técnico: Ernesto Valverde

BARCELONA: Ter Stegen; Sergi Roberto (Alba), Christensen, Koundé e Alex Balde; Busquets, Gavi (Alarcón) e De Jong; Raphinha (Ansu Fati), Ferrán Torres (Kessié) e Lewandowski. Técnico: Xavi Hernández.