Corinthians pega Ituano tendo que se provar sem Renato Augusto
O Corinthians disputa hoje o primeiro jogo eliminatório do ano sem ter seu melhor jogador em campo. A ausência de Renato Augusto costuma custar caro, e ele está fora do duelo contra o Ituano, às 16 horas (de Brasília), pelas quartas de final do Paulistão.
O Corinthians não venceu em 2023 sem Renato Augusto como titular. Nos dois jogos em que ele foi poupado, duas derrotas para Red Bull Bragantino e São Bernardo. Quando ele começou no banco e jogou 22 minutos contra o Inter de Limeira, não deu tempo de fazer a diferença e o jogo terminou sem gols. Nas três ocasiões, estava sendo poupado.
Renato é quem mais cria gols no Corinthians, ao lado de Róger Guedes. São dez participações diretas: um gol, três assistências e seis passes para assistências. Na prática, a ausência do meia faz a média de gols cair pela metade. No total, o time fez 15 gols com ele em campo (um a cada 46 minutos) e apenas quatro sem ele (um a cada 96 minutos).
O desafio é fazer o time funcionar mesmo sem o camisa 8. A combinação dele com Róger Guedes pelo lado esquerdo foi o maior acerto de Fernando Lázaro neste começo de ano, e o Corinthians estará desfalcado justamente no primeiro mata-mata que disputa. Em jogo único, quem vencer se classifica, e o empate leva aos pênaltis.
Quais são as opções de Lázaro
Paulinho é o favorito para assumir a posição. Foi ele quem substituiu Renato Augusto no sábado passado (4), exerceu bem a função e fez até gol na vitória por 3 a 1 sobre o Santo André. Outra opção é Matheus Araújo. Também dá para usar Giuliano mais avançado, neste caso escalando um volante a mais, mas isso mexendo no setor inteiro.
O Corinthians só havia feito um gol sem Renato em campo -o terceiro dos 3 a 0 sobre o Água Santa -, mas contra o Santo André fez mais três. Todos eles em jogadas elaboradas, envolvendo a marcação adversária. Foi a primeira vez que o time mostrou uma alternativa viável à ausência do camisa 8.
Ficha técnica
Corinthians x Ituano
Competição: Campeonato Paulista, quartas de final
Data e horário: 12 de março de 2023, às 16 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Transmissão: Record TV, Paulistão Play e Premiere
Times prováveis:
Corinthians: Cássio; Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Roni, Giuliano, Paulinho (Maycon) e Adson; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Fernando Lázaro.
Ituano: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Bernardo e Iury; Rafael Pereira, Eduardo Person, Gabriel Barros, Marcelo Freitas e Paulo Victor; Diego Quirino. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.