Topo

Ferroviário compete com gigantes e tem ótimo início de temporada

 Ciel jogador do Ferroviário comemora seu gol durante partida contra o Ceará - Lucas Emanuel/AGIF
Ciel jogador do Ferroviário comemora seu gol durante partida contra o Ceará Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

12/03/2023 11h12

O Ferroviário enfrenta o Fortaleza, neste domingo (12), às 18h30, pelo Campeonato Cearense, e segue seu desafio de desbancar gigantes em 2023.

A equipe se classificou antecipadamente na Copa do Nordeste ao virar sobre o Santa Cruz no meio de semana, segue na Copa do Brasil e joga a Série D a partir de maio.

No regional, o time está invicto e em 3º lugar do Grupo A, com chances de ainda ficar na liderança ou pelo menos em 2º, a depender do seu resultado na última rodada, o que lhe garantiria uma vantagem de decisão nas quartas de final.

Na segunda fase da Copa do Brasil, outro gigante. O Ferroviário pega o Grêmio no dia 16, na Arena, às 20h30. Só a vitória garante o acesso à próxima fase, enquanto um empate leva a decisão aos pênaltis.

A partida vale R$ 2,1 milhões de premiação em caso de classificação, além da chance de ganhar mais R$ 3,3 milhões caso passe pela terceira fase.

O destaque da equipe é o veterano Ciel, de 40 anos. O jogador é um dos líderes do elenco e tem bons números. Em 16 jogos neste ano, fez 10 gols e distribuiu duas assistências. Isso lhe dá participação em quase metade dos gols marcados pelo time no ano (29).

Erick Pulga também vive boa fase. Ele fez nove gols este ano, o que garante à dupla com Ciel um dos melhores retrospectos do Brasil em 2023. Estão empatados com Gabigol e Pedro na liderança em gols, por exemplo.