Topo

Foi pênalti do Palmeiras? Zé Rafael deveria ser expulso? Ex-árbitros opinam

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em Aracaju

12/03/2023 04h00

O Palmeiras venceu o São Bernardo por 1 a 0 em jogo marcado por polêmicas e está na semifinal do Paulistão.

O UOL conversou com ex-árbitros para saber se o time do ABC paulista foi prejudicado pela arbitragem comandada por Edina Alves. Foi pênalti no lance da bola na mão de Marcos Rocha? Zé Rafael deveria ter sido expulso, em vez de receber cartão amarelo, após entrada dura no tornozelo de Hélder?

Alfredo Loebeling

No lance do Marcos Rocha, obviamente não é pênalti porque a bola bate primeiro no corpo dele. Agora, em relação ao Zé Rafael, eu acho que o cartão era vermelho, sim, porque ele vem com o pé por cima. Como é um possível vermelho direto, o VAR poderia e deveria ter indicado a revisão do lance. Mas eu acho que era vermelho, sim."

Manoel Serapião

Para mim, o lance [do Marcos Rocha] foi claramente acidental, pois a bola tocou no joelho do defensor e depois em sua mão, que estava em posição natural, pois compatível com o movimento para tentar dominar a bola. Não houve infração. Embora isso seja o bastante, é bom reforçar que nem em dano tático para o ataque se pode falar, pois a bola após tocar no joelho do defensor tinha direção oposta à do atacante."

João Paulo Araújo

Achei que não foi pênalti, não, porque a bola bateu de forma não intencional no jogador. Não houve intenção de colocar a mão na bola nem de aumentar o espaço para que a bola batesse, ele foi tirar a bola com o joelho. Se bate primeiro na mão, tudo bem, pênalti, mas a bola pega primeiro no joelho. Aí bateu na mão, que estava bem próxima do corpo e não estava aberta. Ele não teve a intenção de colocar a mão na bola."

Orientação da Conmebol

A comentarista de arbitragem Renata Ruel, da ESPN, também não viu pênalti no lance da bola na mão de Marcos Rocha: "Pelas orientações que os árbitros recebem não foi pênalti do Palmeiras".

Ela compartilhou um vídeo em sua rede social com a orientação da Conmebol aos árbitros sul-americanos em lances semelhantes (veja abaixo).