Topo

Carioca - 2023

Volta Redonda vai de rebaixado a 'intruso' na semi do Carioca em um ano

Volta Redonda celebra classificação às semifinais do Campeonato Carioca - Divulgação/VRFC
Volta Redonda celebra classificação às semifinais do Campeonato Carioca Imagem: Divulgação/VRFC

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/03/2023 04h00

Em um ano, o Volta Redonda foi do rebaixamento à semifinal do Campeonato Carioca. A equipe do Sul Fluminense terminou a Taça Guanabara no G4 e se tornou "intrusa" na disputa por vaga na decisão do Estadual. O Botafogo ficou fora.

O Voltaço enfrenta o Fluminense hoje (12), no Raulino de Oliveira, no primeiro duelo da semifinal.

A classificação do Volta Redonda à próxima fase acontece uma temporada depois de o clube ter feito uma campanha ruim e amargado o rebaixamento no Carioca.

Até 2022 o Volta Redonda tinha participado das três últimas semifinais. No ano passado houve um erro na montagem do elenco. Apesar de contar com bons jogadores, não conseguimos suprir algumas saídas e as coisas não encaixaram. Quando isso acontece em um campeonato curto, fica difícil de reverter Flávio Horta Júnior, presidente do Volta Redonda

A queda também teve passagem nos tribunais. Ainda no decorrer da Taça Guanabara do ano passado, o Boavista, em julgamento do Pleno do TJD-RJ, recuperou três dos sete pontos perdidos devido à escalação irregular de um jogador e fez a situação do Volta Redonda se tornar irreversível.

Após a frustração do começo da temporada, o Voltaço "virou a chave", fez mudanças e conquistou o título da A2, retornando à elite.

"Fomos felizes nas escolhas seguintes. As nossas decisões na virada de 2021 para 2022 não surtiram efeito esperado, e não estamos falando de qualidade dos atletas, mas de características. O mau desempenho nos fez olhar, primeiramente, para os erros e identificamos que precisava ser o mais criterioso possível na remontagem do grupo. Trouxemos o Rogério [Corrêa, técnico], que tem muito mérito no processo, fizemos outras mudanças internas e as coisas voltaram a acontecer", conta.

Artilheiro fora?

O Volta Redonda tem um dos jogadores que se tornou destaque do Carioca: o atacante Lelê, até aqui artilheiro da competição com 12 gols.

O jogador chamou a atenção de grandes clubes. Após ter negociação avançada com o Vasco, acertou pré-contrato com o Fluminense.

Devido ao prazo para inscrição na fase de grupos da Libertadores ser 1º de abril e as finais do Estadual serem nos dias 2 e 9, caso o Voltaço avance à decisão, os clubes podem conversar sobre a possibilidade de uma liberação antecipada.

Rebaixamento e acesso no mesmo ano?

O Volta Redonda foi rebaixado e conseguiu o acesso à Série A do Carioca no mesmo ano.

Isso foi possível porque, pelo regulamento da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a equipe rebaixada disputa a Série A2 na mesma temporada.

Por este motivo, a competição inicia mais tarde, no aguardo da definição do último clube participante. Só o campeão da A2 alcança a elite do futebol do Rio de Janeiro.

O Voltaço ficou na segunda colocação do Grupo B, atrás do Sampaio Corrêa-RJ. Na decisão, perdeu o primeiro jogo para o Olaria por 2 a 1, mas, em casa, venceu o segundo encontro por 3 a 0.