Topo

Palmeiras

Como Bruno Tabata superou jovens e ganhou espaço como titular no Palmeiras

Bruno Tabata, do Palmeiras, em jogo contra o São Paulo pelo Paulistão - Ettore Chiereguini/AGIF
Bruno Tabata, do Palmeiras, em jogo contra o São Paulo pelo Paulistão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/03/2023 15h38

Bruno Tabata tinha sido escalado como titular do Palmeiras apenas duas vezes no Campeonato Paulista: contra o Ituano e contra o Mirassol, nas duas partidas o onze inicial tinha em grande parte os reservas do elenco.

Na partida decisiva contra o São Bernardo, no último fim semana, Abel Ferreira surpreendeu ao colocar o jogador de 25 anos entre os titulares, superando a concorrência dos jovens Endrick e Giovani.

O que aconteceu?

  • Bruno Tabata foi o melhor jogador do Palmeiras na vitória por 1 a 0 contra o São Bernardo, pelo Campeonato Paulista.
  • Durante a partida ele conseguiu se entrosar muito bem com Gabriel Menino, e eles foram os responsáveis pelos lances de maior perigo do Alviverde.
  • O jogador havia perdido espaço após as ascensões de Endrick e Giovani, e atuou em apenas oito dos quatorze jogos do Palmeiras no Paulistão -- a maioria vindo do banco.
  • Endrick vive uma seca de gols e está sendo blindado pela comissão técnica do Palmeiras.
  • Giovani, por sua vez, não conseguiu criar o mesmo impacto começando como titular do que quando entrava no decorrer de um jogo.

Semana de treinos de Tabata foi o diferencial

Tabata afirmou na zona mista após a partida que sentiu que sua semana de treinos havia sido muito boa, e isso poderia fazer com que ele começasse a partida entre os titulares.

"O Abel sempre tenta treinar todos da mesma maneira. Não teve uma conversa individual, ele me conhece muito bem. Sabe da minha qualidade. Sempre me mantive preparado, tentei dar o meu melhor. Acho que isso passou confiança para o Abel para atuar em um jogo tão importante", iniciou o jogador.

"Senti que minha semana foi muito boa. E eu acho que o jogador quando não está tendo uma sequência, a gente perde ritmo, perde confiança. Talvez a torcida não confie tanto porque não vê a gente jogando tanto? Temos que lembrar que o Palmeiras ganhou muita coisa nos últimos anos, tem grandes jogadores e aí é difícil para poder começar jogando. Mas me mantive confiante e preparado para fazer o melhor", concluiu.

Como Abel avaliou a atuação de Tabata?

Em entrevista coletiva após a vitória no último sábado (11), Abel não poupou elogios ao camisa 11 e explicou porque ele foi escalado no time titular.

Quando chegou aqui pensou que o ritmo era o que ele estava acostumado, mas nós aqui treinamos com muita intensidade. A concorrência é muito forte e ele foi se adaptando. [Bruno Tabata] Chegou no meio da temporada, entrou em jogos da Libertadores. É um jogador que tem mentalidade de campeão, chegou de um clube que ganhou títulos. Tem que ser resiliente. Ele está disponível para jogar de 11. Claro que não é um jogador tão agudo, tivemos uma conversa com ele e fez um excelente jogo hoje". Abel Ferreira.

Abel ainda acrescentou: "Conseguiu o respeito, foi aplaudido. Nossos torcedores, como eu, mais chatos, que nunca estão contentes com nada, acho que hoje também o aplaudiram. A minha intenção era fazê-lo furar a linha de cinco, estávamos preparados para isso. Ele fez uma excelente partida".

Análise dos blogueiros do UOL Esporte

Palmeiras